mtur- serra da capivaraEquipe do MTur e gestores públicos em visita técnica na Serra da Capivara

Os municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias – ambos no Piauí – receberam visitas técnicas do Mtur (Ministério do Turismo) com o objetivo de traçar estratégias turísticas na região da Serra da Capivara. Até o final de setembro, a pasta criará ações e projetos para desenvolver atrativos no destino para serem entregues à Casa Civil.

Além de ações de infraestrutura e de qualificação profissional, os gestores locais e do trade turístico solicitaram apoio para o início das operações do aeroporto Serra da Capivara. O Mtur já investiu R$ 150 mil no projeto executivo do terminal. O aeroporto, estratégico para a atividade turística nos 17 destinos da região integrada da Serra da Capivara e nos estados vizinhos (PE, BA e MA), ainda opera somente com voos particulares.

Roger Vieira, subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração da pasta coordenou a equipe, destacando o potencial do parque.“A Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural da Humanidade com vocação turística há décadas. A estrutura existente pode ser melhorada com a articulação do Mtur junto a outros órgãos, o que será feito a partir do diagnóstico elaborado pelos técnicos que visitaram a região”.

Para o secretário municipal de Turismo de Coronel José Dias, Everton Rodrigues Filho, a vinda da equipe é uma sinalização importante do interesse federal no desenvolvimento da região. “Para nós, da administração pública, que estamos acostumados a ver as coisas tramitarem de forma lenta, ficamos surpresos com essa agilidade. Tivemos dois ministros e agora uma equipe de técnicos para diagnosticar as nossas principais necessidades e auxiliar em cada área para melhorar o turismo na região”, comemorou.

A proprietária de um hostel do município de São Raimundo Nonato, Aldina Araújo, agradeceu a presença da equipe do Mtur e acredita que a visita foi essencial para dar um start no setor turístico local. “Achei excelente. Eu penso que esse vai ser um grande diferencial para que cada um possa contribuir no desenvolvimento e transformação do turismo de nossa região”, afirmou a empresária.

Mtur: visitas técnicas

Além de se reunir com o trade e os gestores locais, a equipe foi ver de perto as necessidades de cada ponto turístico da Serra da Capivara. Na primeira parada, no Boqueirão da Pedra Furada, o grupo conheceu um dos principais monumentos geológicos do parque e também o maior painel natural de pinturas rupestres do planeta, que preserva formas gráficas de comunicação da Pré-História. Ainda em São Raimundo Nonato, a equipe esteve na Fundação e no Museu do Homem Americano, onde se encontraram com a arqueóloga Niède Guidon.

Já em Coronel José Dias, os técnicos do Mtur visitaram o Museu da Natureza, o mais novo atrativo da região, que recebeu desde a inauguração, em dezembro de 2018, 37 mil visitantes. Ao longo da exposição, eles fizeram uma viagem em forma de espiral, que mostra a criação do universo, os impactos climáticos e as constantes transformações da fauna e da flora. A comitiva também conheceu a produção artesanal de cerâmica Serra da Capivara, criada para gerar emprego e renda a comunidades que habitam o entorno do Parque Nacional.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Mtur