Latif Abrão Junior - Terras AltasAbrão Junior assumiu o hotel em meados de 2007

Fundado para ser um hotel que privilegia a realização de eventos corporativos, o Terras Altas Hotel & Convention Center trabalha para deixar mais versátil sua operação. A administração da propriedade atualmente se dedica a aumentar a participação do lazer na frequência e na rentabilidade da unidade localizado em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo. A medida serve também para aplacar os efeitos da diminuição na recepção de convenções, que ainda assim são responsáveis por 90% do faturamento no estabelecimento.

Latif Abrão Junior, sócio diretor do meio de hospedagem, comenta que a estratégia foi intensificada com a chagada de 2018. Segundo relata o empresário, obras de melhoria e ampliações comprovam a estratégia. "Construímos algumas áreas infantis, como o cantinho da mamãe e do bebê e a brinquedoteca, reformamos a academia e desenvolvemos um spa, aumentando as opções para esse tipo de cliente", conta.

As novidades voltadas ao público familiar tem na ampliação dos apartamentos o próximo ato. Até o final do ano, o estabelecimento deve colocar em funcionamento mais 40 quartos que se uniram aos 103 já existentes. 

Para atrair essa clientela a administração mantem o contato de quem participa dos eventos na unidade e busca outros clientes em ações de marketing digital. "Também foi uma postura que adotamos este ano. Começamos a montar ações para transformar o cliente corporativo em hóspede de lazer e trazê-lo de volta", revela.

A aposta no novo segmento fez com que a ocupação média no acumulado do ano alcançasse os 60% e equilibrasse a balança da rentabilidade afetada pela queda na realização de eventos. "O ano de 2018 não tem sido bom para o nosso departamento de eventos corporativos. Na projeção para o final do ano, estimamos que tenhamos faturamento 10% abaixo do obtido em 2017 nesse setor", afirma.

O recuo na recepção de treinamentos, worshops, conferências e afins está relacionado, segundo Abrão Junior, ao momento instável da economia nacional. "De 2014 para cá este segmento caiu bastante porque o PIB do país tem crescido pouco. Quando isso acontece as empresas adiam investimentos e um deles são os eventos externos de capacitação e treinamento", argumenta.

Segundo articula o gestor, na análise de ano a ano, desde 2014, sempre houve crescimento tímido no faturamento de eventos até que em 2018 as projeções passaram a ser pessimistas. A realização das eleições e o novo horizonte político, contudo, devem colocar as coisas nos eixos. "Entendo que com a nova gestão do país definida, seja lá quel for, vai estabilizar esse cenário novamente", acredita.

No outro índice habitualmente revelado pelos hotéis, o Terras Altas teve melhor sorte. Na diária média, segundo o sócio diretor, o hotel conseguiu aumentar a tarifa, que agora está em R$ 520.

O feito do hotel, no entanto parece uma façanha no mercado nacional. "Temos uma guerra de preços que dificulta muito a atividade. Mas é compreensível. Os hotéis precisam disputar mercado e atrair novos clientes e para isso, em muitas ocasiões, a solução é baixar os preços", reflete. 

Terras Altas Hotel & Convention Center

Adquirido em 2007 pelos sócios que o controlam, o Terras Altas foi transformado nos últimos dez anos. O empreendimento passou de uma propriedade pequena a estabelecimento famoso na região onde está. Hoje são 12 mil m² de área construída e um centro de convenções capaz de receber até 4,5 mil pessoas simultaneamente em suas 20 salas.

Sempre passando por modernizações o empreendimento também passa por melhorias de cunho sustentável e na parte de segurança. No primeiro quesito está instalando lâmpadas de led em toda sua iluminação externa. Já no segundo conta com equipe de vigilância 24 horas trabalhando e 130 câmeras de circuito interno.

Hoje independente, a propriedade teve, por quase dois anos, uma parceria com a rede Blue Tree Hotels.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News