Colaboradores do THG participam do Fórum

O THG (Transamérica Hotel group) realiza nesta quinta-feira (31) o 1º Fórum de Gestão de Segurança Hoteleira no Hotel Transamérica São Paulo, em Santo Amaro. Heber Garrido, diretor do THG, deu as boas-vindas aos participantes e mencionou a importância em realizar o encontro. “O conglomerado do qual o THG faz parte irá comemorar cem anos de fundação em breve, e todos aqui sabem do comprometimento que assumimos todos os dias com os valores do grupo. A segurança é um dos temas que sempre foi tratada com a devida importância, mas temos que ir além e trabalhar continuamente e de uma forma mais efetiva”, disse Garrido. 

Ele também afirmou que o novo e revisado Manual de Gestão de Riscos será entregue no decorrer do dia e que também será disponibilizado pela ethernet. 

"Creio que não temos uma rede hoteleira tão auditada no País e por isso que temos trabalhar a segurança de forma preventiva. Os millenials estão cada vez mais falando de experiências e os reviews que fazem são tão importantes nos dias de hoje. Precisamos manter a segurança em sinergia com toda as áreas do hotel. Nós cuidamos de gente e precisamos oferecer o melhor para eles”, finalizou.


"Temos que ir além e trabalhar continuamente e de uma forma mais efetiva", disse Heber Garrido

Otavio Novo foi o primeiro palestrante do dia. O consultor, especializado em gestão de crises e segurança, é fundador da empresa NOVO8 e professor de curso Gestão de Riscos e Crises para hotéis, promovido pelo Hôtelier News.

Novo começou sua palestra mencionando alguns números do turismo mundial que mostram como o setor é importante para o mundo e parabenizou o Transamerica Hospitality Group pela iniciativa em realizar o Fórum e que a ação está alinhada com o Ano Internacional do Turismo Sustentável criado pela ONU.

Em sua experiência profissional, destaca-se a atuação como diretor de Gestão de Crises da AccorHotels para a América Latina. Em sua carreira profissional, o palestrante participou de aproximadamente 80 situações de crise em potencial. 

O expert em Gestão de Crises mostrou vários exemplos de acontecimentos recentes que abalaram o turismo em vários países como o recente caso de Barcelona, na Espanha. Outros exemplos foram abordados e serviram para mostrar a fragilidade na qual milhões de turistas e possíveis hóspedes passam diariamente em todo o planeta. “Hoje estamos expostos a notícias e acontecimentos que propiciam o temor, que causam dúvidas e incertezas. É muito importante analisar todas as informações que recebemos para impedir situações de riscos desnecessários”, disse Novo.

Otavio Novo é também professor do curso Gestão de Riscos e Crises para Hotéis

Na sua palestra, o especialista também citou os ciberataques, dando com exemplo um hotel cinco estrelas na Europa que teve seu sistema invadido por hackers, que inviabilizaram a programação das chaves, impedindo por horas o acesso dos hóspedes aos seus quartos.

Exemplos de grandes impactos e de difícil prevenção como o caso de 11 de setembro em Nova York, a Tsunami na Indonésia em 2004 e os ataques terroristas em Paris em 2016 foram apontados pelo palestrante.

Novo citou que os hotéis provêm aos hóspedes a sensação de relaxamento e tranquilidade. “Os clientes sentem-se tão seguros nos hotéis que até dormem neles. Isso não é algo a se pensar? Por isso que precisamos estar atentos em todos os pontos que possam ser vulneráveis para a segurança deles. O tema segurança é tão ou mais importante que qualquer outro departamento dentro do hotel. Qualquer vacilo pode por em risco a vida de pessoas e manchar para sempre a reputação do empreendimento”, disse.

"Na gestão de crise é muito importante que se tenha a certeza de que a ela acabou, que a crise passou, assim o problema não risco de ser recorrente em um curto prazo de tempo, colocando em risco a reputação do hotel”, comentou.

Ao longo de sua palestra, Otavio Novo trouxe muitos exemplos e aspectos sobre como prevenir os riscos e caso eles aconteçam como geri-los. Se você deseja mais informações use email [email protected].

A programação do Fórum segue o dia inteiro e é exclusivo para os gerentes gerais dos hotéis do portfólio do THG. Ainda no período da manhã, Benevenuto Dias do Carmo, segurança do Hotel Transamérica São Paulo traz o tema Mapeando cenários – Desenhando soluções e faz a entrega do Manual de Gestão de Riscos.

Capa do Manual de Gestão de Riscos do THG

Após o almoço, a delegada Maria Cecilia, do Deatur, aborda a Legislação aplicada à Segurança Hoteleira; e Ronaldo Silva e Antonio Carlos Soares, respectivamente, diretores das marcas Transamérica Prime e Transamérica Executiva falam sobre a Prática Social na Segurança Hoteleira; e Angela Leandro, gerente de Marketing do THG fala sobre o tema Gestão de imagem em Momento de Crise – Como lidar com a imprensa em situações de crise e o impacto na marca. O encerramento do 1º Fórum de Gestão de Segurança Hoteleira THG será feio pelo diretor do THG, Fabio Evandro.

* Crédito das fotos: Peter Kutuchian