Alberto Moane, diretor de Vendas e Marketing da Tivoli no
Brasil, Eduardo Pereira, prefeito de Várzea Paulista, e
Rui Ribeiro, CEO da Metacortex
(foto: Aline Costa)
Alberto Moane, diretor de Vendas e Marketing da Tivoli no Brasil, anunciou há pouco a parceria com a Metacortex, empresa de gestão de recursos renováveis, em um projeto de captura de carbono que consiste no reflorestamento de áreas degradadas no município de Várzea Paulista, estado de São Paulo. O evento aconteceu no Tivoli São Paulo Mofarrej, na capital paulista, e contou também com a presença de Eduardo Pereira, prefeito de Várzea Paulista, e representantes da Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente da cidade.
 

“A rede como um todo sempre teve esse tipo de preocupação. É o caso do Tivoli Eco Resort Praia do Forte, que pela própria definição já tem uma série de programas ambientais. Nossa ação aqui se assemelha ao que já acontece em Portugal”, conta Moane.

Rui Ribeiro, CEO da Metacortex, explica que o projeto consiste em quantificar a emissão de carbono produzida pelo empreendimento, indicar ações que podem reduzir a quantidade e propor como compensar o que não pode deixar de ser produzido. Ele afirma ainda que além do replantio, o projeto inclui educação ambiental e apoio social.

“Neste sábado (9), 40 colaboradores de todos os departamentos do hotel vão até Várzea Paulista para ajudar a plantar as árvores que ainda faltam. Essa é uma forma que encontramos de fazê-los refletir sobre a questão e ganharem experiência para passar esse conceito aos hóspedes”, diz Moane, alegando ainda que nos apartamentos haverá panfletos explicativos e os hóspedes serão convidados a colaborar com R$ 5 por dia (taxa voluntária a ser paga nos primeiros cinco dias de hospedagem). “Na Europa todos colaboram, mas nosso maior objetivo é convidar as pessoas para fazerem um mundo melhor conosco”, comenta o diretor da Tivoli. Ele ainda conta que o meio de hospedagem pretende colocar em prática as medidas de redução em até dois anos. De acordo com Eduardo Pereira já foram plantadas 11 mil árvores em sua cidade.

Segundo Ribeiro, normalmente se gasta R$ 12 por tonelada de carbono neutralizada, considerando-se apenas os ônus com o plantio das mudas. Também fazem parte deste projeto a MCF e Atualuxo, Ecosteste e a Honda.
(Aline Costa)