Toni Sando

Muitos palestrantes e autores de conteúdo sobre tendências em consumo e comportamento de compra alertam para a importância de olhar para os “Millenials” – e já começam a falar da “Geração Z”. Jovens focados na experiência em detrimento à posse, nativos digitais, ativistas e com um diferente olhar para carreira e mercado de trabalho. Entretanto, não se pode deixar de lado as demais gerações, em especial, o público sênior. Como dizem, a melhor idade.

De acordo com o IBGE, no Brasil são mais de 51 milhões de brasileiros acima dos 50 anos; e esse número deve chegar a 72 milhões em 2030. No Estado de São Paulo, são 12 milhões, com previsão de chegada a 16 milhões em pouco mais de uma década.

Com aumento da longevidade, destaca-se um novo perfil de brasileiros 50+, ativos financeiramente, trabalhadores, com mais qualidade de vida, diferentes hábitos de consumo, inseridos no mundo digital e buscando por tendências, dotados de poder de compra, espírito empreendedor e, também, aventureiro, viajando e experimentando cada vez mais. É a “silver economy”.

O mercado de eventos ao público sênior também se aquece. De 29 de setembro a 1º de outubro acontece o Longevidade Expo + Forum, no Expo Center Norte, em São Paulo, promovido pelo Grupo Couromoda. O VISITE SÃO PAULO marca presença de olho na oportunidade de negócios em segmentos que atuam na longevidade – focado na detecção e captação de novos eventos no setor -, além de orientar o público participante sobre o que fazer na capital ou interior durante sua estada.

Os 50 são os novos 30. O mercado precisa olhar e se relacionar com a juventude de todas as idades, cada qual com seus hábitos e gatilhos – afinal, há um universo a ser explorado para todas as idades.

—-

Toni Sando é presidente executivo do VISITE SÃO PAULO e presidente da UNEDESTINOS.

(*) Crédito das fotos de Toni Sando: Divulgação/André Stefano