Toni Sando

Seria difícil imaginar, há três anos, os principais destinos do Brasil sentados em uma mesma mesa discutindo as melhores práticas para captação de eventos, compartilhando informações e ferramentas, debatendo pautas integradas para desenvolvimento do setor junto ao poder público e entidades, e, por fim, se unindo para garantir uma real representatividade para CVBs e Entidades de Destinos. Mas, desde 2015, com a criação da UNEDESTINOS, União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, essa dificuldade não existe mais.

Durante a realização da Assembleia Geral da UNEDESTINOS, no segundo dia da WTM Latin America 2018, foi provada mais uma vez essa força, resultado de todo um trabalho integrado de mais de 40 destinos associados. Foram mais de 40 profissionais presentes de todos os cantos do Brasil, reunidos para debater as atividades internas e planejar as próximas ações conjuntas.

É emocionante presenciar toda a mobilização que a entidade é capaz de realizar hoje, seja perante seus associados, seja com o diálogo fortalecido com o poder público e com as demais entidades representativas, que compõem o Conselho Consultivo. Prova disso, o workshop realizado em fevereiro em São Paulo também reuniu 40 profissionais de 25 destinos de todo o País.

A história construída fornece a base que sustenta nossas atividades hoje, entretanto, a visão é sempre adiante. Todos os encontros da UNEDESTINOS possuem propósito. Na ocasião da assembleia, foram aprovadas as contas de 2017 por aclamação, assim como apresentadas as atividades do ano e os próximos passos.

E a participação é ativa e coletiva: destinos grandes, pequenos, todos podem colaborar com seus cases de ações de marketing e promoção, arrecadação de Room Tax e ferramentas de CRM. Foram debatidas as principais pautas do setor que estão nas mãos do poder público, e como a UNEDESTINOS pode somar para seu rápido desenvolvimento.

Nos dias 28 e 29 de junho, no Rio de Janeiro, e 30 de junho e 1º de julho em Búzios, teremos a 4ª edição do UneCongresso, encontro que se consolidou como um dos principais do setor e que, este ano, promete se fortalecer e apresentar mais soluções e ferramentas aos associados.

Um dos objetivos da UNEDESTINOS é criar e fomentar os movimentos entre os destinos, empoderando e dando protagonismo a cada um, buscando fortalecer a representatividade, ampliar o leque de profissionalização e estimular cada vez mais o compartilhamento das melhores práticas.

Afinal, juntos somos mais fortes.

Drops UNEDESTINOS

AMAZONAS

Shopping de Viagens
No período de 18 a 24 de abril, o Amazonas será o destino apresentado no Shopping de Viagem Agaxtur, que acontece no Shopping Eldorado em São Paulo e recebe mais de 40 mil visitantes. Durante uma semana os visitantes vão conhecer os principais atrativos turísticos do Estado, entre eles o Festival Folclórico de Parintins, o maior espetáculo do folclore amazônico, que será realizado de 29 de junho a 01 de julho na ilha tupinambarana.
Saiba mais: amazonastur.am.gov.br

ATIBAIA

O Atibaia e Região CVB celebrará em grande estilo seus 13 anos na atuação e fomento da atividade turística. Junto de seus cinquenta associados, o jantar comemorativo acontecerá no dia 15 de maio, as 20h no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort. Com menu assinado pelo Chef Internacional Juan Banegas, acompanhado da belíssima voz de Telma Vieira, a entidade convida os empresários para esta noite especial. Os convites estão à venda pelo telefone (11) 4402-2159.
Saiba mais: atibaiaeregiao.com.br

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Festival Balneário Saboroso contará com 34 restaurantes participantes na 9ª edição Buscando resgatar memórias afetivas e disseminar a cultura gastronômica através de receitas exclusivas e que propiciem uma verdadeira experiência, vem aí mais uma edição do tão aguardado Balneário Saboroso, um dos maiores e mais consagrados festivais de gastronomia do Sul do país. 34 restaurantes confirmaram sua presença para a 9ª edição, que acontece de 5 a 29 de julho, mês que comemora o aniversário de Balneário Camboriú. Neste ano, mais de 30% dos restaurantes estão estreando no evento, que promete grandes novidades e ações culturais para engrandecer ainda mais a edição.  O evento é realizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Confira a matéria completa aqui.
Saiba mais: visitebalneariocamboriu.com.br

BENTO GONÇALVES

Aconteceu na última quarta-feira, dia 28 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o evento denominado “Rodada de Negócios”. A realização foi do Bento Convention Bureau (BCB) afiliado da Unedestinos. O encontro teve a abertura com a palestra especial de Cristine Fabbris – Captadora de Eventos do Grupo Positivo de Curitiba, que apresentou o cenário do turismo de eventos na capital paranaense. O evento contou com aproximadamente 70 participantes do trade local e regional além de um número estimado de 50 empresas que participaram da rodada de negócios formando parcerias e networking para futuras oportunidades. O evento teve o apoio da Vale das Vinhas agencia de receptivo local, Parque de Eventos – Fundaparque, Sebrae, Bitcom e CIC (Centro da Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves).

FLORIANÓPOLIS

TV italiana exibe documentário sobre Florianópolis O programa Kilimangiaro, da TV italiana RAI, exibiu no último domingo (25.03) um documentário sobre Florianópolis gravado em fevereiro durante uma press trip. O cinegrafista, Ivo Semeraro, percorreu diversos pontos turísticos como o centro histórico, a Ilha do Campeche, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Lisboa, Itaguaçu (Tour das Bruxas de Cascaes). O roteiro foi elaborado pelo Floripa Convention em conjunto com a Santur – Santa Catarina Turismo. A ação foi desenvolvida pela Embratur junto da embaixada do Brasil em Roma e percorreu dez cidades de Santa Catarina com o apoio do Santa Catarina Conventions e dos Conventions de cada local.
Saiba mais: floripaconvention.com.br

FORTALEZA

As companhias aéreas no ano de 2018 estão investindo pesado na ampliação dos voos nacionais e internacionais para  Fortaleza,  passando   de 14 voos internacionais para 7 destinos em 2017,   para 43 voos internacionais para 13 destinos. Fortaleza passa a  ser hub da Air-France/KLM – Gol, facilitando a vinda de turistas de negócios e de lazer. Pela sua localização estratégica, clima agradável, lindas praias e o moderno Centro de Eventos do  Ceará,  o Fortaleza Convention & Visitors Bureau tem trabalhado bastante  e conseguido resultados bastante positivos na  captação de eventos  nacionais e internacionais.
Saiba mais: visiteceara.com

GRAMADO

A convenção ocorreu no dia 13.03 e teve como objetivo promover integração entre as empresas, buscando melhorar o relacionamento entre as mesmas e aumentar as possibilidades de geração de negócios. Através de atividades práticas e jogos corporativos foram desenvolvidas dinâmicas de grupo e reflexões focadas na integração, onde os participantes foram desafiados a sair da zona de conforto e descobrir seus limites, gerando aproximação entre todas as partes envolvidas. As inscrições foram limitadas a 40 pessoas.
Saiba mais: visitegramadoecanela.com.br

GUARUJÁ

Guarujá CVB, em parceria com a Viva Enjoy e os resorts, hotéis e pousadas associadas, realizará entre os dias 23 a 27 de abril Road Shows no norte da Argentina, nas cidades de Jujuy, Salta, Tucuman e Cordoba. “Jujuy, numa primeira ação, feita pela empresa de receptivo associada, já trouxe ao destino 1000 pax somente nos meses de janeiro e fevereiro, o que transformou um vôo charter em vôo regular pelas Aerolineas Argentinas, portanto potencializaremos a promoção em Jujuy estendendo aos demais destinos argentinos” João Carlos Pollak – Presidente do GCVB.
Saiba mais: visiteguaruja.com

IGUAÇU

Profissionais da hotelaria, atrativos turísticos e entidades de Foz do Iguaçu, juntos à organizações e empresários de Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) participaram de workshops neste mês. Durante três dias, cerca de 40 pessoas debruçaram-se sobre o planejamento estratégico do projeto denominado Visão Iguassu. A iniciativa é da Gestão Integrada do Turismo, composta pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Itaipu Binacional e Secretaria de Turismo. O encontro foi um desdobramento do trabalho iniciado no ano passado, voltado para a criação e desenvolvimento de ações para promoção e fortalecimento do turismo para a próxima década. O Visão Iguassu conta com o apoio da Gaining Edge, Twenty31 e Intervistas, consultorias internacionais especializadas em planos de marketing de destinos, levantamento de melhores práticas no setor de turismo e branding.
Sugestão de legenda: Os gestores de empresas do setor e de organizações debateram diversos temas relacionados ao planejamento estratégico do Destino Iguaçu
Saiba mais: iguassu.com.br

ITAJAÍ

O Visite Itajaí Convention & Vistors Bureau, que compreende as cidades de Itajaí, Navegantes e Penha, realizou na manhã de quinta-feira, 14 de dezembro, um café da manhã de integração entre o trade das cidades que compreendem a entidade. Na ocasião, o presidente do Visite Itajaí C&VB, Wolfgang Roedel, detalhou os direcionamentos que foram dados ao Convention até o momento, apresentou a “Missão” e “Visão”, explicou que antes da elaboração do Planejamento Estratégico foram ouvidos os executivos de Joinville, Curitiba e Balneário Camboriú, cujo objetivo era ter ideias de como a entidade poderia atuar. “Nosso objetivo é errar o menos possível e por isso, fomos buscar a experiência de quem já trilhou esse caminho antes”, disse.
Saiba mais: facebook.com/itajaicvb

JOÃO PESSOA

Inserir permanentemente a cidade de João Pessoa e região na rota de importantes congressos e eventos médicos, esse tem sido o esforço do Convention Bureau de João Pessoa, que acaba de confirmar a capital paraibana como sede de mais um importante Congresso Médico. Trata-se do XXVIII Congresso Brasileiro de Pneumologia que entra para o calendário de eventos da cidade, trará 2.000 participantes, será realizado em 2019 e deixará cerca de R$ 3.375,000,00 de impacto econômico. 
Saiba mais: escolhaparaiba.com.br

JOINVILLE

O Centro de Convenções Expoville, junto ao Joinville Convention Bureau, recebeu na tarde desta terça-feira (27) as empresas SelfeCorp e Copag, responsáveis pela organização do Pokémon Regional Championship. A visita tinha como objetivo apresentar Joinville como possível sede para a próxima a etapa classificatória para o mundial do evento, que será realizado em setembro deste ano. A estimativa é de reunir 500 participantes.
Saiba mais: eventosemjoinville.com.br

MARINGÁ

Polo regional em Tecnologia da Informação, Maringá tem se consolidado como destino de eventos do setor. Uma vocação reforçada após visita feita pelo presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, que destacou a possibilidade de a cidade ser sede do evento. O setor de TI abriga mais de 4 mil profissionais e 400 empresas de desenvolvimento de software na região e foi apontado pelo Masterplan (um estudo socioeconômico que planeja Maringá até 2047) como um dos cinco setores-chave da economia.
Saiba mais: maringacvb.com.br

NATAL

Natal foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para sediar as duas etapas dos Jogos Escolares da Juventude 2018. A etapa regional será realizada em setembro (reunirá cerca de 3 mil atletas) e a nacional, em novembro (com 9 mil atletas). Os jogos movimentarão além da hotelaria, outros setores da economia da cidade, serão cerca de 36 mil diárias e investidos pelo COB,  9,5 milhões de reais na competição. A captação contou com o trabalho do Natal Convention Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – RN) e Secretaria Estadual de Esporte.
Saiba mais: natalcvb.com.br

PARATY

Criada em 2004, a rede de cidades criativas desenvolvida pela Unesco conta com um total de 180 cidades em 72 países em segmentos como literatura, cinema, música, artesanato e arte popular. Além de Paraty, outras duas cidades brasileiras entraram na lista: Brasília, na categoria design, e João Pessoa, nas artes e cultura. Este ano também foi confirmado a candidatura de Paraty ao título de Patrimônio da Humanidade da Unesco por sua Paisagem Natural e Cultural.
Saiba mais: paratycvb.com.br

PETRÓPOLIS

A partir de meados de abril estará ainda mais prático estar na Serra Fluminense e se render aos encantos da Cidade Imperial. Pelo site visitepetropolis.com será possível fazer reservas nos meios de hospedagem, ter acesso a toda gastronomia, atrativos e produtos que a cidade oferece. Além disso, toda agenda com a programação de Petrópolis estará disponível. O melhor? Os visitantes terão acesso a cupons de desconto para diversas atividades e ainda poderão contar com a facilidade do planejador de viagens, disponível na plataforma. Tudo para aproveitar ao máximo o que Petrópolis tem a oferecer.
Saiba mais: visitepetropolis.com 

POÇOS DE CALDAS

Para celebrar os 145 anos da cidade, a associação Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau (Poços CVB) lançou o seu mais novo projeto: ‘Descubra Poços 360’, uma plataforma com diversas imagens dos pontos turísticos da cidade gravadas em 360 graus com informações em português e inglês. “A associação já conta com diversas ferramentas de divulgação e promoção do destino Poços de Caldas e este é mais um mecanismo com o objetivo de projetar ainda mais a nossa cidade tanto na internet quanto em feiras e exposições”, conta o presidente do Poços CVB, Juliano Silva.

Descubra Poços em 360 pelo link descubrapocos.com.br/360/.

PORTO ALEGRE

Dois dos maiores realizadores de eventos do País, Fernando Elimelek, presidente do Grupo Playcorp, e Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group, estiveram presentes ao Encontro com Mantenedores, promovido pelo POACVB – Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, na última quarta-feira, 28, no Centro de Eventos FIERGS. Ambos abordaram o tema “Construção de Marcas de Valor com Eventos Próprios. Ao final, o público, em sua maioria composto pelo trade do segmento de Turismo e Eventos, autoridades e imprensa, participou de um talk-show  com os palestrantes. Com o tema “Marcas de Valor com Eventos Próprios”, esta foi uma das edições de maior sucesso do Encontro dos Mantenedores.

Saiba mais: visiteportoalegre.com

PORTO DE GALINHAS

O mais famoso balneário pernambucano lança o road show Um Mergulho em Porto de Galinhas, que consiste em uma turnê pelo Brasil com o objetivo de capacitar agentes de viagem por meio de uma experiência sensorial. Idealizado pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, com apoio da Prefeitura do Ipojuca, o evento terá um espaço com cenário de praia e um dome (cúpula) equipado internamente com um software de projeção de vídeos em 180 graus. Dentro dele, o trade terá a sensação de explorar as riquezas do destino, em uma imersão virtual pelos principais atrativos.

Serão sessões com capacidade para 20 pessoas, que contemplam ainda workshop, rodada de negócios e um palco onde cada empresa presente poderá fazer uma apresentação de quatro minutos. “A ideia é proporcionar uma experiência imersiva nos atrativos do balneário, estimulando e fortalecendo a divulgação do destino e o trabalho comercial desses agentes, que respondem por mais de 55% das decisões de viagens para o balneário – de acordo com a pesquisa sobre o perfil de visitantes no destino”, explica Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas CVB. As ações ocorrerão nas cidades de Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.
Saiba mais: portodegalinhas.org.br

RIO DE JANEIRO

O Rio CVB receberá no Rio de Janeiro, a exemplo do que faz desde 2013, um pós-tour oficial para 12 hosted buyers selecionados do WTM Latin America. Trata-se de uma grande oportunidade para apresentar o Rio de forma completa, com toda sua renovada infraestrutura.
Saiba mais: riocvb.com.br

SÃO PAULO

Capital que nunca dorme, que conquista pessoas de todo o mundo com suas atrações, belezas e gastronomia e que serve de cenário para o fechamento dos mais importantes negócios que movimentam a economia do país, São Paulo está ganhando merecidas declarações de amor em forma de escultura-símbolo. Inspirados nas campanhas LOVE, de Nova York, e I Amsterdam, com apoio do VISITE SÃO PAULO, equipamentos da cidade estão aderindo ao movimento "SÃO PAULO É TUDO DE BOM" instalando letreiros gigantes. Os pioneiros foram o São Paulo Expo e o Expo Center Norte. Estão previstos lançamentos em mais espaços para eventos, aeroportos, hotéis e shopping centers.
Saiba mais: visitesaopaulo.com

SALVADOR

Em comemoração aos 469 anos da cidade, a Salvadoor Destination, entidade de DMO – Marketing de Destinos, sem fins lucrativos, que trabalha a promoção do destino “Salvador da Bahia” e o apoio à realização de eventos, reuniões e congressos, anuncia o projeto do novo Centro de Convenções de Salvador, Municipal, para o segundo semestre de 2019. Da Barra até o Humaitá, do “Oxe” ao “Oxente”, o nosso presente é a nossa gente!

Ubatuba

Turismo, Reforma Política, Sustentabilidade, Tecnologia nos Municípios, Mobilidade urbana, Educação, integração de todos os órgãos das prefeituras, aproximação das pessoas com o Poder Público e o novo caminho para administração pública, são temas que serão abordados durante a primeira edição do CONEXIDADES, de 08 a 12 de maio em Ubatuba. O evento que tem a organização da Uvesp (União dos Vereadores de São Paulo), em parceria com a União dos Vereadores do Brasil e a revista América Economia. e a realização do Ubatuba Convention & Visitors Bureau contará com a presença das principais personalidades políticas do estado de São Paulo.

UBERLÂNDIA

Os clientes de 11 hotéis de Uberlândia poderão ajudar o Hospital do Câncer da cidade por meio do projeto Hospedagem Solidária, criado pelo Uberlândia Convention e Visitors Bureau (UCVB), que tem como um dos objetivos, despertar nos empresários a importância de participar de uma ação social coletiva. Também visando oferecer ao turista a oportunidade de contribuir diretamente com um projeto social e também a criação de oportunidades de induzir uma mudança de padrões e comportamentos da sociedade, a ação será realizada a partir da cobrança não obrigatória de um valor mínimo de 1 real e no máximo 3 reais por dia/quarto. Tal contribuição será revertida em doações ao Hospital do Câncer que atende hoje mais 7.500 pacientes vindos de 80 cidades da região. Os hotéis solidários são Abbas Hotel, Carlton Plaza Hotel, Gran Executive, Ibis, Marajá Hotel, Mercure, JVA Fenix Hotel, Parati Minas, Porto Belo Palace Hotel, San Diego Suítes Uberlândia e Villalba Hotéis, com uma média superior a 500 mil pessoas por ano.

Saiba mais: facebook.com/groups/UNEDESTINOS

SAIBA MAIS SOBRE OS DESTINOS ASSOCIADOS: www.facebook.com/groups/UNEDESTINOS/

* Toni Sando é presidente da UNEDESTINOS, União Nacional de CVBs e Entidades de Destino e presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau. Administrador de Empresas com MBA em Gestão Empresarial. Sócio da TSM Assessoria e Gestão de Negócios, palestrante e professor de Marketing, Gestão de eventos e Tendências. Atuou em marketing, vendas, produtos e operações no mercado financeiro, administradora de cartões de crédito e em rede hoteleira.

* Créditos das fotos: divulgação
* Crédito das fotos de Toni Sando: divulgação/André Stefano