A cidade alemã de Munique
A cidade alemã de Munique sediou a final da Liga dos Campeões de 2012
(foto: pt.wikipedia.org)

Os levantamentos recentes divulgados pelas consultorias STR e TRI Hospitality Consulting mostram o impacto dos recentes grandes campeonatos de futebol realizados na Europa na hotelaria local. A Liga dos Campeões, que foi realizada entre maio e junho, e a Eurocopa, encerrada no último final de semana, movimentaram turistas para os destinos-sede dos jogos.

Munique, na Alemanha, onde aconteceu o último jogo da Liga dos Campeões, teve um acréscimo de 21,3% em seu RevPar (receita por apartamento disponível) e 23,7% na diária média, que chegou a 160,58 euros, de acordo com os dados da TRI Hospitality Consulting.

A hotelaria polonesa também observou o crescimento de seus índices por conta do futebol. Um dos países-sede da Eurocopa, a Polônia registrou, na cidade de Varsóvia, um aumento de 325,9% em seu RevPar e, em Ponzan, 871,8%. Segundo os dados da STR, até Cracóvia, onde não ocorreram jogos, beneficiou-se do movimento – a diária média foi 55% mais alta na cidade.

A Ucrânia, que dividiu os holofotes de sede da Eurocopa com a Polônia, teve resultados inferiores. Exceto às vésperas dos jogos, a hotelaria registrou uma queda em sua ocupação. Segundo a consultoria, a publicidade negativa em relação à situação política do país afetou a movimentação. Mesmo assim, os jogos impactaram no RevPar local, que teve um incremento de 29,8%.

Serviço
ww.strglobal.com
www.trihc.com