torre do solProjeto ligará as duas margens do rio Ishim

Os escritórios holandeses Fundamental Architects e Omega Render projetaram um icônico arranha-céu para abrigar mais um empreendimento hoteleiro no Cazaquistão. Feito para o maior empreendedor do país, o BI Group, o complexo será construído na capital Astana, sobre o rio Ishim. Além de hotéis, o edifício, chamado de Torre do Sol, também deve abrigar residências, escritórios e lojas. Anunciado no meio do ano, o empreendimento ainda não tem previsão para conclusão. 

O prédio de uso misto terá 75 mil metros quadrados (m²) e 121 metros de altura. O novo arranha-céu foi inspirado pelas ideias e simbolismo da cultura e tradições cazaques. Como, por exemplo, a abertura circular no centro do edifício representando o Sol, Paz e Unidade, um símbolo de importância central na cultura do país. Os elementos triangulares na estrutura e interiores, constituem um símbolo normalmente encontrado em jóias e roupas tradicionais.

Torre do Sol: estrutura

No térreo, o edifício conecta dois importantes parques através de uma ponte de pedestres e bicicletas. Acima, ficará um shopping center de dois pavimentos. Como pontos de acesso principais, duas entradas triangulares monumentais se abrem para as alas residenciais e multifuncionais de luxo da torre. Na cobertura, há ainda um terraço acessível ao público, com vista para o horizonte da capital.

Como intuito, o projeto deve criar conexões aos passantes entre pontos fundamentais da cidade. Além de se tornar um ponto de ancoragem para negócios, habitação e lazer. 

Outro ponto interessante é que o prédio visa ser energeticamente auto sustentável. Sem precisar de uma barragem típica, o edifício possuirá uma seção transversal mais estreita no rio para gerar energia hidrelétrica aumentando a velocidade da água e sua potência. 

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Omega Render