Trade carioca - Otávio LeiteLeite (ao centro, de preto) com membros do trade carioca

Com boas perspectivas de ocupação no Rio de Janeiro, o feriado prolongado foi também de trabalho intenso nos bastidores do trade carioca. Um grupo formado por dirigentes do setor se reuniu com Otávio Leite (PSDB), recém-nomeado secretário estadual de Turismo pelo governador eleito Wilson Witzel (PSC).

Entre os presentes estavam Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), e Sonia Chami, presidente do Rio CVB (Rio Convention & Visitors Bureau). Além deles, participaram da reunião Salvador Saladino, presidente da Bito (Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional); Cristina Fritsch, presidente da Abav Rio (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro); Adriana Homem de Carvalho, presidente da Abeoc Rio (Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Rio de Janeiro); e Roberto Maciel, presidente da Abrasel Rio (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro).

Na pauta do encontro foram levantados pleitos do setor ligados à segurança pública, impulso ao segmento Mice, atração de feiras e convenções para o Rio, obras de infraestrutura que impulsionem o setor, bem como questões ligadas à tributação e formas de incentivo para atração de mais voos para a cidade.

Otávio Leite: união do trade

Sergipano de Aracaju, o futuro secretário é afilhado de batismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Foi criado no Rio por seu avô, o senador Júlio Leite. Professor universitário, especialista em Políticas Públicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Leite tem longa relação com o turismo. O tucano, por exemplo, teve participação para a sanção da Lei Geral do Turismo, em Brasília, entre outras iniciativas. 

Até por conta da identificação de Leite com o setor, o trade carioca celebrou sua indicação para a pasta. “Queremos criar uma coesão do setor carioca em torno dele”, explica Alexandre Sampaio. “Com apoio dele, pretendemos levar o governador eleito para eventos de turismo. Outra ideia é reativar uma parceria entre Rio e São Paulo em ações conjuntas para o turismo nas duas capitais”, completa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/FBHA