Edward Mazzei
(fotos: Thais Medina)
 

Com quase 20 anos de experiência na hotelaria, Edward Mazzei optou por ter sua própria empresa após adquirir conhecimentos em grandes redes e também em um empreendimento familiar independente. Formado em Propaganda e marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, é especialista em áreas como planejamento estratégico, lançamento de produtos, gestão comercial e organização e treinamento de equipes de vendas.

 

Sua carreira no trade teve início na Accor Hospitality, no lançamento da Parthenon. Na empresa foi gerente de Marketing e gerente nacional de Vendas. Ainda lá, participou do lançamento do primeiro empreendimento Ibis, localizado em Fortaleza. Durante 11 anos na rede trabalhou também em prol da marca Novotel. Além disso, atuou como gerente nacional de Vendas na Tropical por cinco anos.

 

Em seguida, o executivo recebeu um convite para compor o quadro de colaboradores do Mont Blanc, em Campos do Jordão, interior de São Paulo. Foi sua primeira experiência em um hotel familiar, porém com estrutura para eventos e área comercial ativa. Conheça a seguir como foi a continuidade de sua experiência, com o lançamento da Trade Hotelaria & Associados.

 

Por Thais Medina

 
 
 

 

Hôtelier News: Como a empresa teve início?

Edward Mazzei: A Trade teve início com trabalhos de recursos humanos para a hotelaria. Após isso, a empresa passou a atuar com atividades da área comercial para o Hotel do Bosque e, até hoje, temos muito sucesso. Para se ter uma idéia, somos responsáveis por 50% das reservas do empreendimento. Na seqüência lideramos as vendas da rede Slaviero no Rio de Janeiro e em São Paulo por quatro anos.

 

A filosofia que a empresa oferece é de estrutura profissional capaz de competir com grandes redes e ter influência no mercado. Atualmente há muita concorrência, por isso é imprescindível apresentar qualidade nos serviços.

 

HN: Como pode ser resumido o trabalho desenvolvido pela Trade?

Mazzei: Nosso trabalho inclui apenas um empreendimento por destino. A idéia é comercializar poucos e bons hotéis. Para tanto contamos com três escritórios localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, sendo o último inaugurado no ano passado. Atualmente a equipe da Trade é composta por 20 pessoas e queremos um escritório em Porto Alegre ainda em 2008, passando, desta maneira, a marcar presença nos quatro maiores emissores de negócios do país.
 

 

HN: Quais são os planos de crescimento da empresa?

Mazzei: O objetivo é contar com o dobro de clientes, mas focando sempre na qualidade. Hoje temos um banco de dados com 3 mil clientes e cremos que o sucesso está diretamente ligado ao relacionamento. Além disso, estamos à procura de empreendimentos em grandes capitais como Porto Alegre, Recife e Salvador, além de cidades localizadas na região Norte do país e no interior de São Paulo.

 

Este ano queremos consolidar o produto e participar de eventos como Aviestur, Avirrp, Festival do Turismo de Gramado e Centro-oeste Tur.

 

HN: Há pretensão em expandir o trabalho para o exterior?

Mazzei: A Trade foi sondada por alguns hotéis da Argentina mas por enquanto é só um namoro. Temos muito espaço para crescer no Brasil antes de ir para outro país.

 

HN: Que vantagens podem ser obtidas com a contratação de serviço comercial terceirizado?

Mazzei: Entre os motivos que fazem com que haja preferência por pessoal terceirizado estão o knowhow para planejamento estratégico, equipe com formação em Hotelaria, colaboradores com experiência em eventos, possibilidade de segmentação de negócios, além, claro, de ser financeiramente mais acessível.

 

É preciso identificar o público-alvo para montar um plano de ação, de marketing e políticas de vendas e de participação em feiras e eventos.

 
  
  
  

 

HN: Qual case de sucesso pode ser citado?

Mazzei: Um empreendimento no qual nosso trabalho apresentou grande destaque foi o Hotel do Bosque, que oferece 96 unidades habitacionais em Angra dos Reis. Há cinco anos, quando assumidos o departamento comercial do meio de hospedagem, 90% da ocupação era representada por hóspedes a lazer. Desenvolvemos um trabalho com o mercado de eventos e hoje o setor é responsável por metade do faturamento do estabelecimento.

 

HN: Há alguma divisão de atividades na empresa em relação à prestação de serviços?

Mazzei: Oferecemos três linhas de trabalho. A primeira é a multimarcas, com a qual a equipe vende todos os produtos exclusivos de acordo com a localidade. Outra opção é a monomarca, como acontece com o Adress West Side Hotel Residence, de Goiânia, e a Stream Hotelaria e Gastronomia, de Ribeirão Preto (SP), na qual um grupo de profissionais comercializa apenas um determinado produto. Para finalizar, há a função terceirizada, que inclui diversos processos: planejamento, formulação de tarifas, promoção e participação em feiras.

 

Nossa expertise é em vendas e não temos como objetivo ingressar em atividades administrativas e de operações.

  

 

HN: Qual o perfil dos colaboradores que trabalham na Trade?

Mazzei: Dificilmente contratamos profissionais muito experientes, pois querem remuneração bastante alta e têm vícios. O objetivo é formar profissionais de vendas como acreditamos ser ideal. É preciso que esses colaboradores tenham a mente aberta para trabalhar com todos os focos: eventos, lazer e negócios, mesmo porque produtos diferentes precisam ser vendidos de maneiras distintas.

 

HN: Que dica você dá para os universitários que estão se formando em Turismo e Hotelaria?

Mazzei: A primeira questão é que eles devem procurar conhecer melhor a profissão que querem seguir. Os estudantes enxergam glamour e altos ganhos financeiros na hotelaria, mas não levam em conta a parte técnica, que inclui trabalhar em feriados, finais de semana e madrugadas, por exemplo. Além disso, é preciso levar em conta que a hotelaria profissional representa apenas 25% do mercado. Os demais três quartos ficam nas mãos de famílias e empreendimentos independentes.

 

Contato

[email protected]