Maringá Eventos foram cancelados, prejudicando o trade local

Empresas do trade turístico de Maringá ligadas ao mercado de eventos estão enfrentando um momento delicado em função das recomendações para conter o covid-19 (novo coronavírus). Eventos cancelados geram uma reação em cadeia no mercado que já está sendo fortemente impactado. Em Maringá, além dos eventos públicos, alguns eventos privados já foram adiados/cancelados como Calouro Folia, O Grande Encontro (show com Elba, Alceu e Geraldo), lançamento da Expoingá e Harleyros Maringá, além de congressos empresariais e de entidades. Formaturas, casamentos e aniversários também devem ser adiados, tendo em vista o decreto publicado pelo Governo do Estado suspendendo eventos com aglomeração com mais de 50 pessoas.

Apesar de compreender a situação de saúde pública e comoção geral para conter a propagação do vírus, todo o mercado envolvido direta e indiretamente na realização de eventos é impactado economicamente. Em função disso, o segmento espera que órgãos superiores criem incentivos para que o mercado supere essa fase crítica para a economia, conforme disse a superintendente executiva do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten. “O fato de estarmos hoje preocupados com a prevenção vai nos dar vantagens posteriormente, no entanto as empresas precisam de respaldo para superar o impacto do memento, linhas de crédito, diminuição de custos tributários, tudo para as empresas conseguirem superar esse ‘furacão’ no mercado”, afirmou.

Maringá: hotelaria

A rede hoteleira de Maringá já calcula o impacto negativo em função dos cancelamentos de reservas. De maneira geral, os hotéis consideram que o cancelamento é crescente e cada vez mais acentuado, a cada dia mais diárias são canceladas sem previsão de reagendamento. O Hotel Metrópole Maringá já registra cerca de 200 diárias a menos somente no mês de março, além de cancelamentos de jantares e eventos. No Hotel Golden Ingá, um grande evento que praticamente lotaria o hotel durante três dias, com alimentação além de hospedagem, foi cancelado. Reservas principalmente de pessoas que viram de São Paulo e Curitiba estão sendo canceladas, conforme informou o gerente geral do Golden Ingá, Cláudio Crepaldi. Os hotéis Avalon, Deville, Nóbile Suítes e Ibis Budget também registraram queda na taxa de ocupação e muitos cancelamentos, tanto de eventos quanto de diárias de hospedagens.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, publicou um vídeo sobre o assunto e disse que um plano de ação para socorrer o setor de turismo está sendo estudado. “Vamos precisar da união de todos os setores para que possamos superar essa crise instaurada. Faço também um pedido: não cancele suas viagens, remarque”, disse.

Nesta segunda-feira (16), a diretoria do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau se reuniu com o secretário de Saúde, Jair Biatto, na sede da entidade, para sanar dúvidas e discutir ações relacionadas ao impacto do covid-19. O trade turístico continua mobilizado para discutir ações que possam amenizar os impactos das medidas de precaução.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Maringá CVB