Thomas HumpertThomas Humpert, diretor geral do Transamérica Ilha de Comandatuba
(foto: Peter Kutuchian)

A gestão do Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia, esteve sempre preocupada com as questões de sustentabilidade, desde a sua inauguração em 1989. À frente do resort há mais de nove anos, Thomas Humpert, falou ao Hôtelier News sobre as ações que o empreendimento tem realizado nos últimos anos, como a produção de adubo, oriundo de sua usina de compostagem.

“Temos um campo de golfe com 780 mil m², sendo 222 mil m² gramados, além de todos os jardins que circundam o resort. Nada mais óbvio do que manter uma usina de compostagem, cuja produção é uma média mensal de 10 toneladas, para gerar o adubo necessário para a conservação destas áreas”, ressalta o executivo. “Outra ação muito importante é quanto ao descarte. O ser humano está muito mal acostumado com a situação do lixo, pois para se livrar dele, basta colocar o saco ou lata para fora de residência, porém a situação é crítica e devemos, sim, nos preocupar com essa questão”, alerta Humpert.

Por isso, todos os descartes tóxicos como lâmpadas, latas de tintas, embalagens de defensivos agrícolas e outros dejetos são descartados em uma empresa especializada da região. A questão da água também é vista com atenção. “Só no campo de golfe são necessários mais de um milhão de litros por mês. O que fazemos? Reaproveitamos toda a água da chuva, além dos efluentes e com essa ação conseguimos 700 mil litros por mês”, revela.

A reciclagem já faz parte da rotina do Transamérica Comandatuba há muito tempo. Atualmente são reciclados no resort cinco toneladas e meia de latas, vidros, alumínio, ferro, plástico e papelão. O resort banca o caminhão de lixo que vem especialmente ao empreendimento coletar os materiais, que são enviados às usinas de reciclagem.

A importância das crianças na sociedade é ressaltada pelo Transamérica Comandatuba com a ação Adote uma árvore, onde cada uma delas faz o plantio de uma árvore dentro da propriedade do resort. “Se ensinarmos às crianças, poderemos criar um mundo melhor para elas”, reflete Humpert.

Serviço
transamerica.com.br/br/ilhadecomandatuba