Manuel Gama, presidente da Travel Inn, anuncia muitas novidades na entrevista
(foto Claudio Schapochnik)

A administradora Travel Inn, com sede em São Paulo, quer crescer. “Somos uma empresa taylor made, ou seja, sob medida, e é assim que queremos ampliar nossa presença no mercado”, enfatiza Manuel Gama, presidente da empresa.
“Não queremos ser grandes, pois nosso foco é atender aos mínimos detalhes tanto em relação aos investidores quanto aos hóspedes”, completa Gama. Nesse sentido, o executivo prepara uma série de tacadas estratégicas. Duas delas: a abertura de um escritório de vendas no Rio de Janeiro e o lançamento da Travel Inn Commerce, que vai dar assessoria comercial, entre outros pontos, a hotéis independentes em todo o País.


Logomarca da administradora
(reprodução)

Formada em 1997, a Travel Inn reúne atualmente oito empreendimentos no diretório, todos no Estado de São Paulo ? capital e nas cidades de Mogi das Cruzes e Jundiaí. A marca Travel Inn abrange quatro segmentos de meios de hospedagens: Travel Inn Resorts, Travel Inn Flat Services, Travel Inn Hotel e Travel Inn Residence. Na área institucional, a administradora é associada ao Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb).

Nesta entrevista exclusiva ao Hôtelier News, Manuel Gama fala dos planos da rede, das novidades e da recuperação que as oito unidades vem apresentaram no primeiro semestre. (Claudio Schapochnik)


Entrada do flat Conde Luciano, no bairro de Higienópolis, em São Paulo
(fotos divulgação)

Hôtelier News: De um modo geral, Manuel, a hoteleria tem se recuperado quanto à taxa de ocupação desde o segundo semestre de 2004. Como está, nesse sentido, as unidades da Travel Inn?
Manuel Gama: É verdade. No nosso negócio, que é gerenciar, todas as oito unidades vêm apresentando crescimento, o que nos deixa muito contentes. Essa performance nos anima a pensar na expansão. Até o final deste ano, nossa meta é ter mais dois ou três novos empreendimentos.
Mas, nosso modelo de expansão se ajusta à empresa taylor made, ou seja, não queremos ser grandes pois nosso foco é atender aos mínimos detalhes, tanto os investidores, quanto os hóspedes.


Fachada do Marbor Hotel, em Mogi das Cruzes (SP)

HN: Você pode exemplificar, com números, essa performance positiva na rede toda?
Gama: Na média global, comparando o primeiro semestre de 2004 com o mesmo período de 2005, o crescimento foi de 37,5%, já tirando do cálculo o hotel Triple J. Ranch, em Boituva (SP) que não administramos mais. Das oito unidades, seis apontaram uma taxa média de ocupação superior a 70% em junho e julho. O mercado, de fato, está se aquecendo, mas precisamos melhor a diária-média ? esse é o nosso enfoque no momento.


Piscina do Montecattini Flat, no Morumbi, em São Paulo

Há ainda outros dados interessantes. No call center, que fica no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o movimento das reservas cresceu 35% comparando o primeiro semestre de 2004 com o de 2005.
O site da Travel Inn também tem registrado um grande aumento nas visitas e de reservas. Em 2004, a média/mês de visitas era de 1,5 mil. Em maio e junho de 2005, a média/mês alcançou 8 mil, e em julho passou para 12 mil visitas. Infelizmente, as reservas não aumentaram nessa mesma proporção, mas o indicativo tem muita validade.


Homepage da rede: foram 12 mil visitas no site no mês de julho
(reprodução)

HN: O flat Live&Lodge, em São Paulo, é um bom exemplo dessa boa administração, não é mesmo?
Gama: Sim, é verdade. Mais do que isso: acho que esse empreendimento é um case de sucesso. Em 1º de julho, completamos um ano à frente do flat, que tem 167 apartamentos. O flat, na verdade, é um dos cinco sub-condomínios.
Quando chegamos lá, a ocupação média era de 17,5%. Hoje, é de 65%. O faturamento, na hospedagem, era de R$ 65 mil quando assumimos, atualmente está na faixa dos R$ 240 mil ? um salto de 269% em 12 meses. Lá a gerente geral é a Riane Vasconcelos. Para tanto, trabalhamos muito e fizemos várias ações, como o reposicionamento do produto.


Restaurante do flat Live&Lodge, na Vila Clementino, em São Paulo

HN: Outro destaque da Travel Inn, pela sigularidade do hotel, é o Prince Tower que tem um drive range, inaugurado em outubro de 2004.
Gama: Sim, porque temos exatamente um drive range com 50 posições que é um grande sucesso, não apenas entre os hóspedes e entre os membros da colônias orientais, mas de pessoas que querem aprender o esporte. Temos até professores que ensinam. Sem dúvida, é um dos mais modernos drive ranges do Estado de São Paulo.
Temos uma promoção que é outro grande sucesso. A cada diária, o hóspede tem direito a 100 tacadas. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 19h.


Manuel Gama no drive range do hotel Prince Tower: sucesso de público no bairro do Bom Retiro
(foto Claudio Schapochnik)

HN: O que é o Travel Inn Commerce, que vai lançar ainda neste mês?
Gama: Desenvolvemos o Travel Inn Commerce para aqueles hoteleiros que querem tocar o negócio, dar o foco na operação e não no comercial, onde, muitas vezes, têm problemas frente à concorrência de outras bandeiras. Dentro dessa nova ferramenta, vamos oferecer o uso do direito de nossa marca, dar consultoria comercial e um escritório de vendas no Rio de Janeiro e em São Paulo ? os maiores pólos emissores de hóspedes do País. Nossa meta é termos 15 hotéis associados até o final deste ano.


Café da manhã da unidade Park Avenue, no Jardim Paulista, em São Paulo

HN: É verdade que a Travel Inn vai ter uma base no Rio de Janeiro? Como será isso?
Gama: A Travel Inn está, sim, montando um escritório de vendas no Rio de Janeiro com um parceiro, que não posso revelar o nome. É muito importante estarmos presentes naquele mercado.


Um dos apartamentos do flat Ritz, no bairro de Moema, na capital paulista

HN: E em relação às feiras, quais a Travel Inn participa neste semestre?
Gama: Bem, participamos da Avirrp, em Ribeirão Preto, onde fechamos alguns grupos, e vamos estar na Aviestur, nos dias 23 e 24 próximos, em Águas de Lindóia. É muito importante manter a nossa bandeira ao vento, que todos a vejam. Já na Abav deveremos ir, mas sem estande, o mesmo no seminário de investimentos da BSH.


Hall do flat St. Charles, que fica na cidade de Jundiaí (SP)

HN: Para concluir, Manuel, você tem interesse no Nordeste, região que cada vez mais recebe vôos charteres, sobretudo da Europa?
Gama: Há interesse, sim, de estarmos no Nordeste. Já estou fazendo contatos, mas não assinamos nenhum contrato ainda.

Serviço
Travel Inn
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 131, Higienópolis
01231-011 São Paulo/SP
Tel. (11) 3822-6287 ? Fax (11) 3822-6267
Outras localidades: 0800-773-3300
www.travelinn.com.br