Trend comemora dez anos de hotelaria com inovações
11 de agosto de 2008(fotos: Thais Medina)
Por Thais Medina
Quando tudo começou, há uma década, eram apenas oito colaboradores, incluindo os donos, para tratar de todo o trabalho. Hoje o número ultrapassa 300 distribuídos por todo o país (veja os contatos das filiais no final da notícia). É não para menos. As reservas diárias apresentaram um salto de 50 para uma média de 3 mil, ou seja, incremento de 6.000%, no período. E os altos números continuam crescendo. Em julho, por exemplo, foram concretizadas 125 mil diárias domésticas, o que resulta em 4.032 por dia.
“No decorrer desses dez anos deixamos de vender produtos e serviços e passamos a comercializar valores como segurança, credibilidade, seriedade, transparência e facilidades”, diz Santos, acrescentando que atualmente a Trend conta com 7,2 mil agências snsiderando il e no exterior – apenas nstam em seu site e inclui ainda locaçativas, ou seja, que efetivaram compras nos últimos seis meses.
De acordo com o executivo, o número é alto porque as vantagens também são muitas. “Somos um canal com os diferentes produtos que os profissionais precisam, temos uma ferramenta tecnológica que faz com que nossos clientes ganhem tempo, já que demoram menos de um minuto para reservar um hotel em sistema online, e, além do contato via internet, temos atendimento pessoal. A parceria de sucesso é aquela na qual ambos os lados estão satisfeitos, sendo assim trabalhamos para o melhor de todos”, explica.
Tecnologia
O próximo passo da operadora é um investimento ainda maior em tecnologia. “Nosso objetivo é facilitar ao máximo a chegada de informações aos agentes. Para tanto, este ano integramos nosso sistema com o das locadoras de automóveis Hertz e Movida para a confirmação de reservas online. O mesmo foi feito com a hotelaria internacional”, conta o executivo.
Sala de treinamento de colaboradores e alguns dos setores do
prédio da Trend localizado na região central da capital paulista
“Também temos um sistema próprio de CRM a fim de cada vez mais gerenciar os dados dos clientes e identificar o que dá mais resultado em ações comerciais, incluindo informações sobre quanto é vendido em cada hotel, em cada cidade”, explica Santos, acrescentando que, por meio disso, foi possível desenvolver o Indicador Trend, um índice lançado na Abav – Feira das Américas do ano passado que terá seus dados atualizados apresentados dentro de 20 dias. “Hoje o mercado não tem uma fonte de números, um diagnóstico corporativo de como estão a procura pela região, a diária média, a demanda”, conclui.
Entre os dados apurados estão diária de R$ 136 e média de permanência de 2,32 noites nos meios de hospedagem. Confira abaixo outros dados consolidados entre janeiro e junho deste ano.
Workshop
O principal evento da operadora é seu workshop, que até 2007 vinha sendo realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para a edição paulistana que acontece no dia 21 são muitas as inovações. A primeira delas é a cidade de realização: Campinas. “Com o final da feira da Aviesp do segundo semestre decidimos migrar o encontro para o interior, tendo em vista que os agentes da capital representam 45% das vendas da Trend e os do interior, 15%. A mescla de público é tudo que os expositores querem”, conta Santos, alegando que serão disponibilizados cerca de 80 ônibus de diversos municípios do estado.
A previsão é que o centro de convenções do The Royal Palm Plaza, onde será o encontro, receba 5 mil profissionais do trade – no ano passado a edição paulista teve 2,3 mil visitantes – em uma programação que tem início com um almoço e prossegue à tarde com exposição em 140 estandes – 98% já foram comercializados – e inéditos workshops em busca da capacitação dos agentes. “Uma novidade para este ano é o foco na qualificação. Entre as palestras oferecidas esta uma com Luis Paulo Luppa, autor do livro O vendedor pit bull. Além disso teremos uma apresentação musical com a baiana Margareth Menezes e o sorteio de um carro”, diz o diretor. A fim de atingir ainda mais visitantes, o evento será divulgado e terá inscrições abertas durante a Avirrp, nos dias 29 e 30 deste mês. A Trend também será a responsável pela festa de encerramento da feira de Ribeirão Preto.
Destinos nos quais a Trend está presente
Serviço
Números
Filiais: 17
Agências atendidas ativas: 7,2 mil
Colaboradores: mais de 300
Hotéis nacionais: 2,5 mil
Hotéis internacionais: 36 mil
Reservas por dia: 3 mil
Acessos diários no site: 10 mil
Filiais
Belém – [email protected]
Belo Horizonte – [email protected]
Brasília – [email protected]
Campinas – [email protected]
Curitiba – [email protected]
Florianópolis – [email protected]
Fortaleza – [email protected]
Goiânia – [email protected]
Manaus – [email protected]
Natal – [email protected]
Porto Alegre – [email protected]
Recife – [email protected]
Ribeirão Preto – [email protected]
Rio de Janeiro – [email protected]
Salvador – [email protected]
Vitória – [email protected]