Trend comemora dez anos de hotelaria com inovações

José Anjos e Daniel Santos, diretores da Trend Operadora
(fotos: Thais Medina)
 
Há dez anos uma decisão de parceria fez com que a Trend Operadora, à época Trend Fairs & Congress, especializada em encontros internacionais e com 20 anos de atuação no mercado, desse um salto em sua história e no turismo do país. É que o empresário Washinton Preti Jr abria as portas para uma sociedade com José Anjos, dono de outros dez anos de experiência na empresa Eventur. A partir daí nasceu a empresa que se tornou a primeira consolidadora hoteleira (GSA - General Sales Agent) do Brasil.

 

Por Thais Medina

 

Consultoria, assessoria e inteligência em viagens de negócios são focos do trabalho desenvolvido pela Trend, que tem como um de seus diretores Daniel Santos, de apenas 30 anos, sendo sete e meio de dedicação à empresa.
 

 

Quando tudo começou, há uma década, eram apenas oito colaboradores, incluindo os donos, para tratar de todo o trabalho. Hoje o número ultrapassa 300 distribuídos por todo o país (veja os contatos das filiais no final da notícia). É não para menos. As reservas diárias apresentaram um salto de 50 para uma média de 3 mil, ou seja, incremento de 6.000%, no período. E os altos números continuam crescendo. Em julho, por exemplo, foram concretizadas 125 mil diárias domésticas, o que resulta em 4.032 por dia.

 

Além dos 2,5 mil hotéis nacionais e feiras internacionais em seu portfólio (850 destes presentes também no diretório da empresa e com acordos especiais), a operadora passou a oferecer no ano passado mais de 36 mil internacionais, complementando a cesta de produtos que constam em seu site e inclui ainda 83 resorts, locação de automóveis no Brasil e no exterior - são 20 mil diárias mensais para o serviço no país -, receptivo - funciona há três meses e até o final do ano estará online - e seguro viagem internacional.
 
   

 

“No decorrer desses dez anos deixamos de vender produtos e serviços e passamos a comercializar valores como segurança, credibilidade, seriedade, transparência e facilidades”, diz Santos, acrescentando que atualmente a Trend conta com 7,2 mil agências snsiderando il e no exterior - apenas nstam em seu site e inclui ainda locaçativas, ou seja, que efetivaram compras nos últimos seis meses.

 

De acordo com o executivo, o número é alto porque as vantagens também são muitas. “Somos um canal com os diferentes produtos que os profissionais precisam, temos uma ferramenta tecnológica que faz com que nossos clientes ganhem tempo, já que demoram menos de um minuto para reservar um hotel em sistema online, e, além do contato via internet, temos atendimento pessoal. A parceria de sucesso é aquela na qual ambos os lados estão satisfeitos, sendo assim trabalhamos para o melhor de todos”, explica.

 

Já para os hoteleiros, Santos enumera como vantagens que a empresa é uma aliada comercial com grande capilaridade - são mais de 100 executivos de Contas em todo o país -, responsável pelo crédito com a agência, o que faz com que o meio de hospedagem não corra riscos relacionados à falta de pagamento. Complementando a relação há o Last Minute. “É uma ferramenta muito utilizada em baixa estação e quando a ocupação está baixa e surgiu como um conceito de tarifa promocional. Com ele é dado destaque ao empreendimento no portal e por meio de uma news para os agentes com descontos de até 80%. Isso possibilita incremento de 50 a 60% nas reservas dos hotéis via Trend”, conta. “Um exemplo é o Holiday Inn Salvador, que estava com uma média de 150 room nights por mês e, após recorrer ao produto, passou a ter 600”, completa.
 


Tecnologia

O próximo passo da operadora é um investimento ainda maior em tecnologia. “Nosso objetivo é facilitar ao máximo a chegada de informações aos agentes. Para tanto, este ano integramos nosso sistema com o das locadoras de automóveis Hertz e Movida para a confirmação de reservas online. O mesmo foi feito com a hotelaria internacional”, conta o executivo.

 

A empresa, localizada em cinco andares de um prédio na região central da capital paulista, conta com sete programadores trabalhando na própria companhia, além de terceirizados. Sua página na internet tem 10 mil acessos diários e recentemente foi integrada às importantes agências online, como Submarino Viagens, Shoptime, Decolar.com, Americanas.com e Panamericano Viagens. Ainda oferece o Twitter, uma comunidade na internet em busca do entrosamento de hoteleiros e agentes disponibilizada no site do workshop (veja no final da matéria).

 
 
Sala de treinamento de colaboradores e alguns dos setores do
prédio da Trend localizado na região central da capital paulista

 

“Também temos um sistema próprio de CRM a fim de cada vez mais gerenciar os dados dos clientes e identificar o que dá mais resultado em ações comerciais, incluindo informações sobre quanto é vendido em cada hotel, em cada cidade”, explica Santos, acrescentando que, por meio disso, foi possível desenvolver o Indicador Trend, um índice lançado na Abav - Feira das Américas do ano passado que terá seus dados atualizados apresentados dentro de 20 dias. “Hoje o mercado não tem uma fonte de números, um diagnóstico corporativo de como estão a procura pela região, a diária média, a demanda”, conclui.

 

Entre os dados apurados estão diária de R$ 136 e média de permanência de 2,32 noites nos meios de hospedagem. Confira abaixo outros dados consolidados entre janeiro e junho deste ano.

 

 

 
 

Workshop

O principal evento da operadora é seu workshop, que até 2007 vinha sendo realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para a edição paulistana que acontece no dia 21 são muitas as inovações. A primeira delas é a cidade de realização: Campinas. “Com o final da feira da Aviesp do segundo semestre decidimos migrar o encontro para o interior, tendo em vista que os agentes da capital representam 45% das vendas da Trend e os do interior, 15%. A mescla de público é tudo que os expositores querem”, conta Santos, alegando que serão disponibilizados cerca de 80 ônibus de diversos municípios do estado.

 

A previsão é que o centro de convenções do The Royal Palm Plaza, onde será o encontro, receba 5 mil profissionais do trade - no ano passado a edição paulista teve 2,3 mil visitantes - em uma programação que tem início com um almoço e prossegue à tarde com exposição em 140 estandes - 98% já foram comercializados - e inéditos workshops em busca da capacitação dos agentes. “Uma novidade para este ano é o foco na qualificação. Entre as palestras oferecidas esta uma com Luis Paulo Luppa, autor do livro O vendedor pit bull. Além disso teremos uma apresentação musical com a baiana Margareth Menezes e o sorteio de um carro”, diz o diretor. A fim de atingir ainda mais visitantes, o evento será divulgado e terá inscrições abertas durante a Avirrp, nos dias 29 e 30 deste mês. A Trend também será a responsável pela festa de encerramento da feira de Ribeirão Preto.

 

A edição do Rio será no dia 21 de outubro no Espaço Fundição Progresso com cerca de 100 estandes, todos já comercializados. Para a edição do ano que vem já está decidido que o local de realização será alterado.
 

Destinos nos quais a Trend está presente

 

Serviço

www.trendoperadora.com.br

 

Números

Filiais: 17

Agências atendidas ativas: 7,2 mil

Colaboradores: mais de 300

Hotéis nacionais: 2,5 mil

Hotéis internacionais: 36 mil

Reservas por dia: 3 mil

Acessos diários no site: 10 mil


Filiais

Belém - trendbelem@trendfeiras.com.br

Belo Horizonte - trendminas@trendfeiras.com.br

Brasília - trendcentrooeste@trendfeiras.com.br

Campinas - trendcampinas@trendfeiras.com.br

Curitiba - trendsul@trendsul.com.br

Florianópolis - trendsc@trendsul.com.br

Fortaleza - trendfortaleza@trendfeiras.com.br

Goiânia - trendcentrooeste@trendfeiras.com.br

Manaus - trendmanaus@trendfeiras.com.br

Natal - natal@trendnordeste.com.br

Porto Alegre - trendpoa@trendfeiras.com.br

Recife - trendnordeste@trendfeiras.com.br

Ribeirão Preto - trendrao@trendfeiras.com.br

Rio de Janeiro - trendrio@trendfeiras.com.br

Salvador - vendas@trendnordeste.com.br

Vitória - trendvitoria@trendfeiras.com.br

Comentários