A partir do dia 11 deste mês, turistas e moradores poderão desfrutar de mais um passeio no Rio de Janeiro, dessa vez entre suas florestas. É que nesse dia será inaugurada a Trilha Transcarioca, fruto do esforço conjunto de voluntários, governos, gestores de parques e instituições parceiras.

A nova atração possui 180 quilômetros de extensão, devidamente demarcada nos dois sentidos. O percurso conecta a Barra da Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Zona Sul, passando pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação (UC´s) presentes no traçado, incluindo o Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade e um dos mais importantes cartões postais do Rio.

Idealizada em 1990, a Transcarioca ficou parada por muitos anos. No evento de inauguração da trilha, também serão lançados pela Conservação Internacional e pela produtora Bambalaio, um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial, onde o visitante encontrará fotos, mapas, tracklogs no Google Maps e todas as outras informações sobre o percurso.

"A implementação desta trilha não foi fácil de fazer. Parabenizo a todos por terem alcançado esse objetivo. Uma iniciativa como essa no Brasil significa apresentar ao cidadão paisagens belíssimas que precisam ser conservadas. Que a Trilha Transcarioca seja a primeira de muitas", declarou Ricardo Soavinski, presidente do ICMBio.

Serviço
trilhatranscarioca.com.br

* Crédito da foto: arquivo HN/Peter Kutuchian