As relações diplomáticas entre o México e os Estados Unidos entraram em uma "fase rochosa" desde que Donald Trump tomou posse, como presidente em 20 de janeiro, anunciando entre suas primeiras medidas a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte e a construção de um muro na fronteira entre os dois países. Mesmo diante desse cenário, o setor de turismo, segundo Enrique de la Madrid Cordero, secretário do Turismo, "ainda não teria motivos para preocupação".

"Não é do interesse de ninguém um conflito com os Estados Unidos já que a cada ano, 18 milhões de mexicanos viajam para o destino, injetando cerca de US$ 20 bilhões à economia local", explicou Cordero. Por outro lado, em 2016, o número de turistas norte-americanos no México também cresceu consideravelmente, assim como o número de visitantes da América Latina, que aumentou em 75% nos quatro anos da atual administração.

De acordo com o secretário, a estratégia mexicana continuará sendo o reforço da promoção turística local em oito destinos concentrados, a fim de alcançar o aumento da diversidade no número de turistas que chegam todos os anos para conhecer as atrações do país. 

"Temos nosso olhar voltado para os visitantes da Ásia – principalmente da China, Coréia do Sul e Japão – e também para os visitantes do continente europeu. "Continuaremos a promover o programa 'Let´s all travel within Mexico' além de outras ações que visam a promoção da rica gastronomia existente no país", complementa o secretário.

No entanto, Cordero também ressalta que "seria mentira dizer que não existem incertezas por conta das propostas de Trump, mas o sentimento geral é o de que até o momento, não há nenhuma razão para pensar que o número de turistas provenientes dos Estados Unidos irá mudar".

Serviço
visitmexico.com

* Crédito da foto: Pixabay/Pexels