Turismo em SP gera 152 novos postos de trabalho com carteira assinada em junhoEstudo é baseado em dados do Gaged

Seja para atender aos viajantes em passeios de lazer ou a negócios, o mercado de trabalho ligado ao turismo em São Paulo voltou a crescer em junho. No sexto mês do ano, 152 novos postos de trabalho foram abertos. A contabilização desses números foi feita pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

De acordo com o relatório, o setor de turismo paulista encerrou o mês com um estoque ativo de 276.092 trabalhadores formais. O indicador revela alta de 0,2% em relação a junho de 2017. No acumulado de 12 meses, 686 novos vínculos foram gerados.

O levantamento, chamado Pesp Turismo (Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo), é elaborada mensalmente. Ele tem como base os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

Setores que geraram mais vagas no turismo

No mês pesquisado, o desempenho geral positivo foi determinado pelo segmento de transportes. Essa atividade registrou abertura de 155 vagas, mais especificamente na atividade de transporte aéreo regular de passageiros (143 vínculos). Os grupos de transportes e de agências e operadores (34 empregos) foram as únicas atividades entre as sete pesquisadas a exibir saldo positivo de empregos.
 
Três das sete atividades analisadas tiveram alta no número total de empregos formais, na comparação com junho do ano. Os maiores destaques foram eventos (2,1%); e agências e operadores (2%), que abriram 361 e 507 novas vagas com carteira assinada, respectivamente.

Em contrapartida, o estoque de trabalhadores da atividade de comércio direcionado recuou 1,1%, com o fechamento de 42 postos de trabalho nos últimos 12 meses. O segmento de transportes e de alimentação registraram leve queda de 0,2%, com a eliminação de 248 e 147 vínculos, respectivamente.

No recorte da atividade de hospedagem, houve crescimento modesto: 0,4% sobre o mesmo mês no ano passado. 

Na análise anterior feita pela FecomercioSP o saldo também foi positivo. Em abril, o mercado de trabalho paulista gerou 325 postos formais no setor.

(*) Crédito da foto: StartupStockPhotos/Pixabay