Fecomercio-SP - geração de empregosNos últimos 12 meses, foram criadas 729 vagas

Em abril, o mercado de trabalho paulista gerou 325 postos formais no setor de turismo. Dessa forma, o segmento encerrou o mês com um estoque ativo de 276.112 vínculos empregatícios, aumento de 0,3% frente a igual período de 2017. No acumulado dos últimos 12 meses, o a indústria turística criou 729 empregos celetistas. Os dados fazem parte da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (Pesp Turismo), da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Segundo a FecomercioSP, o mercado de trabalho do turismo segue um processo de recuperação, lenta e gradual. Hoje, mês a mês, o setor alterna saldos positivos e negativos na geração de empregos formais. Na avaliação da entidade, o desempenho ainda é tímido, mas “que se comemora exatamente por não haver mais retrações de vagas”.

Entre as sete atividades analisadas na pesquisa, apenas o segmento de transporte registrou queda no número de vagas, na comparação com abril de 2017. O grupo teve retração de 0,8%, com o fechamento de 834 vagas em 12 meses. 

Por outro lado, o estoque de empregados do grupo de cultura e lazer teve alta de 3,6%, com a abertura de 157 postos de trabalho. Apesar do fechamento de 130 vagas em abril, o setor de eventos teve a segunda maior variação positiva no comparativo anual, com 3,4% de alta. Os números se vale de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE (Ministério do Trabalho)

Vale destacar que, no primeiro quadrimestre, o setor teve saldo positivo de 2.762 postos de trabalho em todo o Brasil. Os dados são da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

FecomercioSP: avaliação

Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da entidade, é preciso observar o setor com atenção. "Estamos monitorando cuidadosamente as variações nas vagas, reiterando que a perda de empregos no setor de transportes não será compensada por novos postos em outros”, comenta.

“Sendo uma atividade muito sensível a qualquer alteração no cenário econômico, a recuperação nos empregos ainda é muito pequena. Possivelmente, os empresários do setor estão aguardando sinais mais evidentes para ampliar suas ações de contratação e expansão", acrescenta Mariana.

Para a entidade, inflação baixa, juros menores e a reação do mercado de trabalho permite maior equilíbrio do orçamento familiar, o que pode redundar em mais viagens. Além disso, com taxa de câmbio significativamente maior, boas possiblidades se abrem ao turismo doméstico, avalia a FecomercioSP.

(*) Crédito da foto: José Cruz/Agência Brasil