Mesmo após sediar grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, a excelência no atendimento no Brasil ainda tem muitos caminhos a serem trilhados. O Rio de Janeiro, mesmo sendo um dos lugares mais visitados do mundo, ainda carece de mão de obra qualificada. Foi pensando nesses fatores que a UNICON (Universidade Corporativa de Concierges) nasceu. A ideia surgiu de Rosane Lucas, concierge que atua há mais de 20 anos no mercado hoteleiro. “O que me motivou foi a minha vontade de mudar essa realidade, pois depois de tantos anos no mercado, minha experiência e atuação me fizeram ter ideias práticas que podem contribuir para virarmos esse jogo. Quero dividir tudo que aprendi e deixar um legado”, explica a profissional.
 
A universidade promoverá capacitações relacionadas às atividades de concierge, no formato de pós-graduações e cursos de extensão, além de palestras com os melhores profissionais do setor hoteleiro no sistema presencial e online. Entre os componentes do corpo docente da UNICON está o professor Jorge Berrio, gerente geral do Hotel Hilton, em Guadalajara, no México.
 
Um dos destaques da pós–graduação, carro chefe da instituição, é o curso de Administração hoteleira, cuja proposta é preparar profissionais, levando conhecimentos fundamentas sobre gestão do mercado hoteleiro.
 
Máster concierge, Marketing turístico e Turismo sênior também fazem parte da grade de pós-graduação da universidade. A UNICON também oferece cursos de qualificação de concierge de luxo, concierge x hospitalidade, inglês para concierge, entre outros, todos chancelados pelo MEC.
 
“Possuímos o maior staff de professores concierges do Brasil. Nosso objetivo é atingir pessoas que já trabalham com turismo e hotelaria, além de acadêmicos e qualquer profissional interessado em ingressar nesta área tanto no Brasil como no exterior”, explica Rosane.
 
Além de reitora corporativa na UNICON, Rosane é chefe do concierge do hotel JW Marriott, no Rio de Janeiro, e presidente da Fundação Concierge Brasil. Formada em gestão de turismo, Rosane, em 2016 recebeu o Prêmio J. Willard Marriott de Excelência, mais alta honraria da rede hoteleira internacional. A premiação é concedida anualmente aos colaboradores que se destacam em setores como excelência no atendimento, envolvimento com projetos sociais, comprometimento, entre outros pré-requisitos. Rosane é a segunda mulher brasileira a receber a honraria. No grupo dos oito vencedores de 2016, escolhidos entre os colaboradores de quase 6 mil hotéis Marriott no mundo, a concierge foi a única representante da América Latina.

* Legenda da foto: Rosane Lucas 

* Crédito da foto: Allan Vilela/Lavile Fotografia