Bahia principe- earthcheckCertificação é uma das mais importantes de sustentabilidade do mercado

A rede caribenha de hotéis e resorts Bahia Principe reforçou seu compromisso com o meio ambiente. A principal marca all inclusive da República Dominicana, México, Jamaica e Espanha renovou seu certificado EarthCheck Silver, uma das mais relevantes para o mercado hoteleiro de temática sustentável.

Os quatro hotéis da rede no México – Bahia Principe Riviera Maya Resort, Luxury Bahia Principe Akumal, Luxury Bahia Principe Sian Ka’an, Grand Bahia Principe Coba e Grand Bahia Principe Tulum – renovam as certificações conquistadas nos anos anteriores. O reconhecimento é consequência das práticas sustentáveis implementadas nas unidades. O complexo já acumulava quatro selos EarthCheck recebidos por meio da Travelife.

“Este certificado que a marca recebeu é uma mostra do esforço e do compromisso com a sustentabilidade tanto a nível de grupo quanto da Bahia Principe Hotels & Resorts, em particular”, comemora Antonia del Toro, diretora de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Piñero, detentor da bandeira. “Além disso, reflete a vontade de integrar a sustentabilidade em todos os níveis da companhia com o objetivo de contribuir de forma positiva, nos âmbitos econômico, social e ambiental, com os países nos quais está presente”, salienta. 

Para obter certificados de sustentabilidade, redes hoteleiras passam por rigorosas avaliações de seu sistema de gestão em relação às práticas desenvolvidas. As entidades auditam o cumprimento dos requisitos estabelecidos – assim como a melhora realizada após avaliações anteriores de processos ambientais e sociais. Eficiência energética, gestão de resíduos, proteção da qualidade do ar ou bem-estar social, cultural e econômico da região onde operam são pontos relevantes nas audições. 

Bahia Principe: mais práticas sustentáveis

Durante a Semana do Meio Ambiente de 2018, a rede se comprometeu em eliminar totalmente o plástico descartável de suas unidades até 2020. Em 2015, o Grupo Piñero criou o RSE (Plano Estratégico de Responsabilidade Social e Empresarial) visando estabelecer a redução do impacto ambiental. Neste contexto, foram realizadas iniciativas de economia e eficiência energética, que nos quatro primeiros meses de 2018 reduziram em 8% o consumo energético das unidades da rede.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Bahia Principe