Contabilizando a movimentação turística verificada ao longo deste ano, o Cinve (Centro de Investigações Econômicas) do Uruguai declarou que o ano de 2017 terá um novo recorde do turismo receptivo naquele país. Os números foram obtidos em colaboração com o Ministério de Turismo do Uruguai e com a Direção Nacional de Migrações e mostram evolução em relação ao ano passado. Em 2016 ingressaram mais de três milhões de estrangeiros ao país e em 2017, somente no primeiro semestre, 65% do total de turistas de 2016 já haviam passado por território uruguaio.

Empolgado com o desempenho, o Cinve já projeta os números para a finalização de 2017 e projeta recorde para a temporada de Verão. A expectativa é ter subida de 4,5% no fechamento do ano e aumento de 5,8% – na comparação com período idêntico no ano passado.

Os uruguaios apontam o início da estabilização econômica no Brasil e na Argentina para explicar os bons números.

"A situação econômica dos dois países não desanimou a população que ainda mantém seus planos de viagens. Prova disso é o aumento no número de turistas provenientes da Argentina e do Brasil que visitam Uruguai", pondera a representação do turismo uruguaio. Estiveram naquele país aproximadamente 1,5 milhão de argentinos somente nos seis primeiros meses de 2017 – aumento de 32,6% se comparado ao mesmo período de 2016. Sete de cada dez turistas estrangeiros vem de lá. Mais de 240 mil brasileiros já visitaram o Uruguai esse ano, aumento de aproximadamente 32% em relação ao primeiro semestre de 2016.

* Foto de capa: pixabay/wilmer2000