Ushuaia, na Argentina, a cidade mais austral do mundo


Vista parcial de Ushuaia, na Argentina
(foto: geraldbrimacombr.com)

Sim! Ushuaia é a cidade localizada mais ao sul do planeta! E nos últimos anos ela tem crescido muito graças ao turismo, hoje não só vão os turistas em época de inverno para praticar esportes e conhecer suas famosas pistas de esqui, entre elas Cerro Castor, Glaciar Martial, Haruwen, as Cotorras, Nunatak, mas, durante o verão chegam importantes quantidades de Cruzeiros.

 
Por Gerardo Grosso*
 

O maior navio do mundo vai aportar no próximo dia 2,
pela primeira vez, em Ushuaia
(foto: spiegel.de)

No dia 2 de fevereiro, pela primeira vez, ancora o navio Queen Mary II, o maior transatlântico do mundo, com 150 mil toneladas, 1.253 cabines, e com capacidade para 2.620 passageiros. Ushuaia será o único porto de escala do navio em solo argentino. A procura pelas companhias marítimas é tanta que o município pensa em transformar o porto exclusivo para cruzeiros, reformando o atracadouro de uma fábrica desativada para o embarque e desembarque de cargas. O porto de passageiros está livre de containeres, além de possuir um galpão para desembarques (alfândega) e lojas que vendem produtos típicos.


O Trem do Fim do Mundo é um dos passeios no parque Nacional
(foto: community.webshots.com)

Em Ushuaia se realizam excursões por barco e por terra. Os lugares mais visitados por barco são as ilhas dos Lobos, Pingüineras, Estância Harberton e a baía Lapataia, que fica  dentro do parque Nacional da Terra do Fogo. As opções por terra incluem: o trem do Fim do Mundo que se encontra também dentro do parque Nacional, o lago Escondido e o Fagnano.


O lago Escondido: paisagens remotas e muito ar puro
(foto: interpatagonia.com)

Um lugar que não se pode deixar de visitar é o museu do Presídio, construído em 1902 e desativado em 1947, que possui cinco pavilhões. O lugar foi abrigo de presos políticos e presidiários de alta periculosidade. Ali se encontra uma réplica do farol do Fim do Mundo que funcionou desde 1884 até 1902 na ilha dos Estados.
Os esportes mais praticados em Ushuaia são: trekking, rafting, cavalgada, pesca, caiaque, trenós puxados por cachorros, snowboard e mountain bike.

Onde ficar
Hotel Albatros (4*)
www.albatroshotel.com.ar

Cap Polônio (3*)
www.cappolonio.com.ar

Villa Brescia (2*)
www.villabresciahotel.com.ar

Um hostel novo e barato é o Freestyle. Possui quartos com banheiro coletivo e quartos com cozinha e banheiro privado, café de manhã incluso e linda vista para baía. www.ushuaiafreestyle.com.

* Gerardo Grosso, cidadão argentino, é jornalista e agente de viagem.
[email protected]