IMG_9234A área das piscinas, o local com maior número de pessoas no resort
(fotos: Filip Calixto)

Apesar do nome trazer à memória o clima frio do inverno europeu, é missão difícil associar qualquer cenário que não os dias ensolarados do Brasil ao Vale Suíço Resort, complexo hoteleiro e de lazer instalado em Itapeva, interior de Minas Gerais.

Funcionando há pouco mais de 20 anos e tendo as famílias como seu principal e fiel público, o empreendimento fica numa região de clima privilegiado para quem busca aquecer seus dias com o sol mineiro.

Boa localização à parte, o meio de hospedagem atualmente volta todas as suas atenções para um processo de ampliação estrutural e de imagem. O primeiro passo desse novo momento foi dado com a inauguração de um novo complexo de eventos, o Espaço Mont Blanc – aberto desde agosto. A etapa seguinte vem com o aumento no número de apartamentos – serão mais cem até o final de 2014.

Em clima de ampliação mas funcionando a todo vapor, o hotel recebeu a reportagem para uma visita em todas as suas instalações e mostrou as suas individualidades e atrativos característicos.

* Por Filip Calixto

Tendo o mercado de São Paulo como seu principal emissor de clientes, o Vale Suíço está a aproximadamente 110 km da capital paulista e aposta numa estrutura voltada ao atendimento de famílias com filhos. Sua estrutura tem 150 mil m².

O complexo é composto por dez piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei e poliesportiva, campo de futebol gramado, salão de jogos, brinquedoteca, fazendinha, pista de cooper, cavalos, pedalinho, caiaque, beauty center, tirolesa e danceteria. Para utilizar todos estes espaços, a administração deixa uma equipe de recreação para adultos e crianças sempre preparada.

Vale SuicoAo todo, o resort conta com três restaurantes

Alimentos e Bebidas
Localizado num Estado conhecido pela fartura gastronômica, o Vale Suíço tem na culinária um de seus destaques. São três restaurantes disponíveis e serviços complementares como estrutura para eventos e – quando requerido – café da manhã nos quartos.

O Le Montagne é o restaurante principal do empreendimento. Via de regra é o espaço que oferece o café da manhã. Nas refeições seguintes o ambiente oferece opções de gastronomia nacional e internacional. Em sua estrutura é possível encontrar ilhas de saladas e entradas, ilha de massas, de pratos quentes, de acompanhamentos e de sobremesas;  além de Cozinhas Show temáticas em temporadas e ocasiões especiais. Sua capacidade é para até 450 pessoas

O segundo restaurante mais popular é o Tra Le Valli, que tem como especialidade os fondues doces e salgados, preparados de acordo com a tradição suíça e acompanhados por vinhos selecionados. A capacidade do local é para até 88 pessoas.

Para comemorações e eventos especiais o lugar é o Restaurante Grill Du Lac que tem possibilidade de receber até 350 pessoas.

Acomodações
Ao todo são 121 acomodações, sendo 25 chalés. No prédio de apartamentos, os dormitórios são divididos em Suíte Vip e Suíte Master.

São 83 Suítes Vip com tamanho de 45 m², camas Box king size, TV LCD 32″ a cabo, telefone, ar condicionado, aquecimento central, banheira de hidromassagem, frigobar, internet wi-fi, cofre eletrônico, varanda com vista panorâmica.

Já as Suítes Master são dez unidades que tem 75 m² cada e camas Box king size, sala independente com dois ambientes, TV LCD 32″ a cabo, telefone, ar condicionado, aquecimento central, banheira de hidromassagem redonda ou de canto, frigobar, internet wi-fi, cofre eletrônico, varanda com vista panorâmica.

Entre os 25 chalés disponíveis as categorias são: Chalé Suíço, Chalé Vip e Chalé Master.

Vale SuicoAlém do prédio com apartamentos, o resort oferece chalés

A primeira classificação tem três unidades constituídas com uma estrutura tradicional suíça, em madeira. Estas unidade têm um dormitório, cama box king size, TV a cabo, telefone, lareira, frigobar, ar condicionado, aquecimento central, internet wi-fi, cofre eletrônico, varandas em deck com vista panorâmica e estacionamento privativo.

Os Chalés Vip são a maioria com 21 unidades. Todos são em madeira, com dois dormitórios, camas box king size, sala e quarto com TV a cabo, telefone, lareira, dois banheiros (sendo um com hidromassagem), frigobar, ar condicionado, internet wi-fi, cofre eletrônico, varandas em deck com vista panorâmica, aquecimento central e estacionamento privativo.

O maior em espaço e itens é o Chalé Master, que tem apenas uma unidade. Esta, feita em alvenaria, conta com dois dormitórios, camas box king size, sala com 2 ambientes, dois banheiros, banheira com hidromassagem, TV LCD 32″ a cabo, telefone, lareira, frigobar, ar condicionado em todos os ambientes, aquecimento central, internet wi-fi, cofre eletrônico, varanda com vista panorâmica e estacionamento privativo.

Piscinas
A estrutura aquática do resort reúne dez piscinas distribuídas na parte outdoor e no termas de inverno.

Na área outdoor, a maior parte das piscinas são climatizadas. O exemplar que não possui climatização conta com tobogã e bar molhado.

O Centro de Lazer Indoor tem  2,3 mil m² e é formado por saunas, ducha circular, fitness, hidromassagem turbilhão, deck para descanso e 5 piscinas aquecidas e cobertas.

Eventos
Notável fonte de renda e negócios para o resort, a área de eventos sociais e corporativos recebeu um grande reforço com a inauguração do espaço Mont Blanc. Atualmente, a estrutura congrega 26 salas, quatro foyers e atendimento colaborativo da área de Alimentos e Bebidas.

Serviço
www.valesuico.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viajou para Itapeva a convite do Vale Suíço