Por que pagar por uma noite em um hotel quando o que você realmente precisa é de um apartamento por apenas algumas horas ou mesmo alguns minutos? Essa ideia tem atraído consumidores em todo o mundo, fato atestado pelo número de empresas que já comercializam quartos de hotéis por curtos períodos de tempo.

No entanto, o conceito não é inovador. Para alguns especialistas inclusive, é até mal visto pela reputação de serem utilizados para fins ilícitos, segundo afirma Sean Hennessy, consultor hoteleiro e professor assistente da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Normalmente encontrado em hotéis econômicos, hoje é cada vez mais comum que as empresas ofereçam o serviço em hotéis de alto nível, fazendo com que os hóspedes de classes mais elevadas compreendam e utilizem a modalidade para fins diversos.

"Agora, mais do que nunca, a indústria hoteleira está focada na tentativa de incrementar o máximo possível a sua receita e tirar proveito dos apartamentos que permanecem vazios durante o dia é uma forma de fazer isso", explicou Hennessy.

O perfil do viajante que opta pelos curtos períodos de estadia, inclui viajantes com layovers, viajantes corporativos em busca de um local para trabalhar, e até moradores locais à procura de um espaço diferente para passar umas horas descansando antes de retornar pra casa.

A HotelsbyDay.com é a empresa mais popular no oferecimento do serviço nos Estados Unidos, com presença em mais de 60 cidades do país, incluindo destinos-chave como Nova York, Chicago e Denver. Recentemente a atuação da companhia expandiu-se para além do território norte-americano, em cidades com forte apelo turístico como Londres e Paris. A marca oferece um portfólio de mais de 600 empreendimentos hoteleiros das categorias três a cinco estrelas e os apartamentos podem ser reservados por pelo menos quatro horas entre às 9h até às 17h. O valor varia de acordo com o destino, mas segundo afirma Yannis Moati, diretor executivo da HotelsbyDay.com, a média nacional é de US$ 90 por quatro horas. Clique aqui para conferir o artigo na íntegra.

No Brasil, o serviço é oferecido pela start-up HotelQuando, que permite ao viajante reservar seu apartamento por três, seis, nove ou 12 horas a preços diferenciados. Ao contrário da HotelsbyDay.com, que limita o horário da comercialização dos pacotes, na plataforma brasileira o usuário pode escolher a hora que deseja entrar no hotel. A companhia já mantém parcerias com hotéis das redes Accor, Transamérica, Atlantica, Intercity, Hplus e Vert Hotéis, abrangendo destinos-chave do País como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, entre outros.

* Crédito da foto: Pixabay/RyanMcGuire