Com o objetivo de ajudar no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no sentido de observar, identificar e denunciar situações como essas, especialmente durante a realização da Olimpíada 2016, a Vert Hotéis assinou um termo de compromisso com o ChildHood Brasil.

A iniciativa "A Proteção que Queremos" é uma ação da ONG brasileira que atua desde 1999 para garantir uma infância e adolescência livre da exploração e do abuso sexual. 

Durante a Olimpíada, o Brasil receberá um grande número de turistas, o que tende a contribuir para o aumento de situações de abuso, violência e até mesmo tráfico humano para exploração sexual ou venda de órgãos. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100 ou do aplicativo Proteja Brasil.

O alvo mais fácil do tráfico de pessoas para exploração sexual são mulheres jovens (entre 15 e 25 anos), com poucos anos de estudo, vítimas do trabalho precoce, que migram por falta de opções, com alta vulnerabilidade social, por causa da condição socioeconômica. 

Segundo Rodolfo Oliveira, gestor de qualidade e sustentabilidade da Vert Hotéis, este é um trabalho articulado de mobilização e sensibilização da sociedade civil, junto as esferas de poderes municipais, estaduais e federal.

"É preciso que os hotéis estejam preparados e com staff treinado para evitar que as explorações ocorram dentro de seus empreendimentos, identificar situações de abuso e ter coragem para denunciar quando houver alguma violação dos direitos humanos, no sentido de combater este crime e de não sermos coniventes. Vamos ser multiplicadores dessas informações para nossos clientes internos, externos e hóspedes", disse.

Ele também ressaltou que o disque 100 resguarda o denunciante e que o mesmo pode acompanhar o andamento da denúncia por meio do número de protocolo.

Em 2013, o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas da Câmara Federal concluiu que o Brasil está entre os dez países com mais vítimas do tráfico internacional de pessoas.

Serviço
www.verthoteis.com.br