A Booking.com, portal especializado em conectar pessoas com hospedagens em diversas partes do mundo, conduziu uma pesquisa para investigar o que de fato acontece nas primeiras 24 horas das férias. 

Mais de 18 mil pessoas de 25 países no mundo todo foram ouvidas e quase metade dos viajantes (46%) acredita que o primeiro dia define o clima do resto da viagem. No Brasil, este número foi um pouco superior, com cerca de 52% dos entrevistados no País dizendo que as primeiras horas podem significar o sucesso ou o fracasso da viagem.

Mas, como estas horas se desenrolam? Quais são as nossas principais prioridades durante o primeiro dia das férias? Será que as nossas preocupações e expectativas correspondem com a realidade? Confira alguns dos principais resultados desse levantamento da Booking.com:

Quando os participantes de todo o mundo responderam sobre as principais atividades que querem fazer no primeiro dia de férias, a maioria dos fatores mais tradicionais de uma viagem como desfazer as malas (63%), explorar a acomodação (60%) e começar a planejar as atividades dos próximos dias (53%) apareceram como as três principais atividades do primeiro momento.

Já entre os brasileiros, as principais prioridades são: aproveitar a acomodação onde estão hospedados (55%), desfazer as malas (53%) e experimentar as guloseimas locais (52%).

No entanto, a pesquisa também mostra o quanto as atividades de férias são diferenciadas e voltadas à tecnologia hoje em dia se comparadas às férias do passado. No Brasil, a prioridade com a tecnologia ficou ainda mais evidente: 43% dos brasileiros disseram que, antes de qualquer coisa, eles preferem tirar fotos e postar nas redes sociais assim que chegam a seu destino de férias. Na média global, este número ficou em 27%, o que demonstra o apetite tecnológico do brasileiro mesmo em momentos de lazer.

Nas primeiras 24 horas das férias, as atividades que envolvem a acomodação estão no topo da lista de prioridades dos viajantes. Para os brasileiros, por exemplo, ao chegar no hotel, a primeira prioridade é saber como é o café da manhã (49%), seguido da preocupação em se obter um bom sinal de Wi-Fi (48%) e testar a qualidade da cama (46%).

Aqui também fica evidente a preocupação do brasileiro com a tecnologia. Para apenas 32% dos turistas mundiais entrevistados o Wi-Fi é algo importante ao fazer check-in em uma acomodação.

“A viagem de férias é aquele momento em que podemos ir a novos lugares, vivenciar novas experiências e sair da rotina. As expectativas ao seu redor costumam ser altas e, com tanto para ver e fazer, muitas coisas acontecem nas primeiras 24 horas. Nossa missão na Booking.com é empoderar pessoas a vivenciar o mundo, e isso inclui garantir que estas primeiras horas das férias correspondam, ou excedam essas expectativas. A acomodação é um dos componentes para qualquer viagem de férias, portanto, onde quer que você queira estar, seja conectado ao Wi-Fi, saboreando um café da manhã incrível ou simplesmente admirando uma vista deslumbrante, nós vamos encontrar a hospedagem perfeita para você, além de desenvolver as melhores soluções tecnológicas para que você possa explorar o seu destino facilmente, desde o começo da viagem”, disse Pepijn Rijvers, Diretor de Marketing da Booking.com.

A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente entre uma amostra nacional representativa, fornecida pela Research Now. No total, 18.496 participantes foram entrevistados (mais de 1.000 pessoas do Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, China, Alemanha, Itália, Espanha, França, Índia e Rússia e mais de 500 pessoas da Austrália, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Hong Kong, Croácia, Indonésia, Japão, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Suécia, Tailândia e Taiwan). Os participantes responderam uma pesquisa on-line entre 27 de abril e 15 de maio de 2017.

* Crédito da foto: arquivo HN