Praia do Futuro: afastada do centro, ideal para quem quer paz
(fotos: Chris Kokubo)
Essa é uma daquelas viagens que começam com uma lembrança da infância. Na primeira vez em que estive em Fortaleza, aos três ou quatro anos, fui com minha família. Desta vez, mais de 20 anos depois, logo que desembarcamos no Aeroporto Pinto Martins, corri atrás de um mapa da cidade em busca de referências conhecidas, como as que eu mantinha na memória graças às fotos tiradas em Canoa Quebrada e em pontos turísticos da capital cearense. Percorri o mapa e absolutamente tudo era novidade. Mas isso não era problema, afinal, cada viagem é uma experiência única, mesmo que o destino já seja conhecido.
Saindo do aeroporto, fomos diretamente ao Vila Galé Fortaleza, o primeiro empreendimento do grupo do empresário português Jorge Rebelo no Brasil. Desde sua inauguração, em outubro de 2001, o hotel já passou por inúmeras reformas e mudanças de pessoal, sempre em vista de continuar a oferecer serviço de qualidade numa estrutura constantemente renovada.
Por Chris Kokubo*
Piscina de adultos do hotel. A vista é para a praia
Localizado na Praia do Futuro, a cerca de 30 minutos do centro, o Vila Galé Fortaleza oferece 300 apartamentos e ampla infra-estrutura para atender eventos corporativos e turistas a lazer. “Quando compramos, o empreendimento estava abandonado. Na época, investimos o equivalente a 16 milhões de euros para concluir as obras de reformas. Com a mão-de-obra abundante e a minha ansiedade, em menos de um ano inauguramos”, lembra Rebelo.
Pedra que traz o nome do hotel em sua entrada
Chegamos ao começo da noite
Cada sacada tem uma pintura diferente
 
Na recepção, a jangada típica cearense. Elementos
indígenas e a cor marrom espalham-se no ambiente
Lobby espaçoso com muitos sofás
A grande pintura dá as boasvindas no lobby de entrada

 

A rede Vila Galé já estava consolidada em Portugal com seis meios de hospedagem na região do Algarve quando Rebelo resolveu investir no Brasil. De lá para cá, foram abertos outros nove hotéis portugueses. Por aqui, o sucesso da unidade de Fortaleza incentivou novos negócios. Hoje a rede opera o Vila Galé Salvador e o Vila Galé Marés, no litoral norte baiano. Além disso, no final de 2009 deve entrar em operação o Vila Galé Cumbuco, também no Ceará.
A unidade de Fortaleza recebeu recentemente investimentos de R$ 500 mil e foi relançada no mercado brasileiro. “Trata-se de um resort de cidade, com boate, boa área de lazer para famílias, em frente a uma praia limpa e com bom espaço para eventos”, conta Rebelo. Além das melhorias físicas, o hotel implantou as noites temáticas gastronômicas, com apresentação musical e pratos típicos todos os dias da semana. Domingo é Noite Baiana, segunda, Italiana, terça é a Francesa, quarta, Portuguesa, quinta é a vez do Luau Romântico, na praia, sexta há o Dancing Days e sábado, o Mil e Uma Noites.
Demonstração de dança do ventre aos sábados
Ainda no setor de Alimentos & Bebidas, um diferencial de todos os hotéis da rede são os vinhos e azeites portugueses da Casa de Santa Vitória, também de propriedade de Jorge Rebelo. “Os produtos podem ser consumidos nos hotéis e recentemente começamos a comercializá-los em supermercados de Salvador, Rio e São Paulo”, explica o executivo.
Jorge Rebelo apresenta um dos seus vinhos

 

Hoje, quem está na gerência geral do Vila Galé Fortaleza é Rodrigo Mendes. Natural de Coimbra, criado na Ilha da Madeira e no Brasil desde 2004, quando chegou para atuar como diretor de Operações na rede Dorisol Hotels, Mendes está no Vila Galé há quase um ano e comanda uma equipe de 134 colaboradores.
Estamos com uma ocupação acumulada de 95% em janeiro, com diária média de R$ 220, e a expectativa é continuar assim até o final do mês”, afirma Mendes. Ele explica que, devido à localização de frente para o mar, o público alvo do hotel são os turistas a lazer e as famílias, que representam 80% da ocupação. “Recebemos visitantes principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os portugueses e outros europeus vêm mais em agosto”, diz.
Rodrigo Mendes, gerente geral do hotel
 
As 300 UHs estão distribuídas em três pavimentos
Apartamento padrão: funcional e confortável
 
No banheiro, além dos amenities e do espelho
que aumenta, há também um telefone
Na decoração, cores que remetem ao marrom
 
Sobre a cama, programação das atividades, carta
de boas vindas, chinelo e boné customizados
 
Mesa de trabalho e uma das cabeceiras
Aqui, a vista que tivemos na varanda
A decoração no Vila Galé Fortaleza enaltece o índio brasileiro, como é visível no Lobby do Índio, assim batizado graças à grande estátua de madeira que faz referência ao autóctone brasileiro. Pedras, vime e coco completam a gama de materiais que os objetos espalhados pelo meio de hospedagem carregam.
A grande homenagem ao índio no lobby,…
…espaço também utilizado para eventos e coquetéis
 
 
 
 
Pelas paredes e cantos, muita madeira, coco e barquinhos
No lustre, pássaros e borboletas
São três opções gastronômicas: o restaurante Dunas, com serviço à la carte e buffet, o Soul & Blues, que também serve à la carte – normalmente quando o hotel está mais vazio -, e a Barraca da Praia, os três abertos a passantes, além do lobby bar Marés e o bar da piscina. Na praia, a Barraca funciona somente para o almoço, com exceção das quintas-feiras, quando é promovido o luau à noite. Aos sábados, feijoada no almoço com grupo de samba ao vivo.

O Bar Soul & Blues serve lanches e pratos quentes à la carte
No balcão, mais jangadinhas
 
Com o calor, o ideal é se sentar na varanda,
onde a brisa vem refrescar

No jantar servido no buffet do Dunas, muitas opções de saladas
 
Molhos variados e pratos quentes

 
Queijos, pães e, para terminar, sobremesas saborosas

Miguelângelo Caldeira Gonçalves faz parte da equipe do
chef executivo Francisco Jorge Rodrigues
 
 
 
O café da manhã é completíssimo, com frutas, frios, iogurtes, opções quentes, pães, waffles e acompanhamentos de dar água na boca
 
Além disso, duas estações: Ana Paula Ribeiro do Nascimento, há três meses no hotel, prepara as tapiocas. Paulo Galdino, que atua no Vila Galé há sete anos, nesta manhã cuidava dos ovos e omeletes
 
 
 
 
Aos sábados, a feijoada com música ao vivo faz sucesso na praia
Lixeiras divertidas
estão espalhadas
 
 
Depois de comer, uma boa pedida é uma caminhada na areia, bem ao lado. Ou quem sabe uma soneca sob a sobra dos coqueiros…
Todos os apartamentos oferecem ar-condicionado, telefones, TV a cabo, cofre, secador de cabelo, minibar e room service 24 horas. As 15 suítes, todas com vista para o mar, contam com dois banheiros, aparelho de DVD, rádio-relógio e são divididas em dois ambientes, um deles com aparelho de microondas, fogão e sofá-cama.
Para quem prefere água doce, o hotel conta com duas piscinas ao ar livre, uma delas para crianças, que podem ainda desfrutar do kids club e do lazer monitorado. Sala de jogos, saunas, jacuzzi, banho turco, tratamentos de beleza, lojas e salão de beleza, além de serviços de massagem no quarto e na praia, completam as opções de relaxamento e entretenimento. Para quem quiser ir ao centro da cidade, o transfer gratuito com 27 lugares sai seis vezes por dia, com mais horários à noite, quando vai a atrações como a feirinha e o centro cultural Dragão do Mar.
O kids club é todo decorado por fora
 
Dentro, cadeiras coloridas e muitos brinquedos
 
Em dias de festa, como o 12 de outubro, a equipe de lazer
programa brincadeiras na Barraca da Praia
 
Business center e sala de jogos com bilhar e mesa para
carteado podem fazer a alegria dos mais velhos

No corredor, acesso a salão de beleza, loja, agência de passeios, business center e sala de jogos. A porta ao fundo leva
à academia, saunas e jacuzzi
 
Na vitrine, os produtos Vila Galé e Casa de Santa Vitória.
Esta ponte leva às salas de eventos e auditórios
A parceria com a Aldeia Zen levou a
massagem para a barraca da praia
Hóspede corporativo conta com facilidade de internet sem fio por todo hotel, com conexão cobrada à parte, seis salas de reuniões, business center completo e dois auditórios com capacidade de receber até 900 pessoas cada um.
Os próximos passos vilagaléenses em território brasileiro devem ser, além do resort em Cumbuco, em direção a grandes cidades. Rio e São Paulo estão nos planos de Jorge Rebelo, que está em busca de boas oportunidades.
Cumbuco vista a partir do novo empreendimento Vila Galé
 
O acesso de bugue proporciona paisagens paradisíacas
na praia que é uma das capitais mundiais do kitesurf
Areia branca, coqueiros…
…e velocidade para voltar ao centro turístico de Cumbuco
 
Parada obrigatória: esquibunda na lagoa Parnamirim.
O passeio de bugue pelas dunas é sensacional
A viagem terminou e deixou outras lembranças, que se juntarão às do vestidinho rosa de renda que eu trouxera na bagagem há tantos anos atrás. Queria ter ido, desta vez, à famosa feirinha de artesanato no centro da cidade para ver se encontrava um igual, mas a agenda apertada não permitiu. No tempo vago que me restou, preferi aproveitar o sol na agradável Praia do Futuro, em frente ao Vila Galé, com todas as mordomias que o hotel oferece.
 
Praia do Futuro pouco depois das 7h da
manhã: poucos turistas e muito calor
Tranquilidade perfeita para crianças
E adultos também
Aqui, a foto que fiz da única ida à Avenida Beira Mar,
para um sorvete de tapioca delicioso na 50 Sabores

 
Serviço
Vila Galé Fortaleza
Av. Dioguinho, 4189, Praia do Futuro
Fortaleza, CE, Brasil
Cep: 60182-001
Tel.: 85 3486-4420
0800 284 4050
* O Hôtelier News viajou a Fortaleza a convite do Vila Galé.