Entrada do Hotel Vila Galé Marés, instalado na praia de Guarajuba, no litoral Norte da Bahia
(fotos: Giulia Ebohon)

Há oito anos a Praia de Guarajuba, localizada no litoral Norte da Bahia, se tornou a principal vista de um extenso resort que acompanha as margens desenhadas por sua orla. O Hotel Vila Galé Marés imprime, num primeiro momento, a sensação de aconchego tímido que, ao descer as escadas do lobby, se funde a uma extensão de 200 mil m² repleto de opções de lazer.

Conforto, tranquilidade e diversão são propostas aliadas a cada espaço do complexo, as quais delimitam o público alvo perceptível em cada ambiente. Famílias com crianças buscam no meio de hospedagem recreação e aprazibilidade, sendo responsáveis por 90% da movimentação da unidade.

Toda sua estrutura exalta a presença irreverente da natureza, desde a madeira presente em todas as dependências até as iguanas que passeiam por entre as áreas comuns, os pássaros que se abrigam entre as árvores e os peixes eufóricos dos lagos que permeiam o resort. Além disso, nota-se o resgate da historicidade do destino de Salvador, traduzido em estátuas de madeiras que fazem referência à cultura afro-brasileira, tão emblemática na tradição baiana.

Sem abdicar da área de entretenimento, a qual recebe reformas constantes, o Marés também vem investindo no desenvolvimento do segmento de negócios e eventos, que representa apenas 13% de seu share. Buscando se posicionar neste ramo, o empreendimento construiu um centro de convenções com o aporte de R$ 1 milhão. 

"Queremos oferecer aos hóspedes que chegam ao hotel à negócios uma estrutura voltada para o corporativo, porém, que traga aspectos sustentáveis, característico da marca da unidade. Assim, além da participação nos eventos, este público pode desfrutar também de nossa área de lazer. Com essas medidas diferenciais esperamos que este segmento atinja a marca de 30% ", detalha Adriana Borges, diretora Comercial da rede Vila Galé. 

Congênere de outros 23 hotéis do grupo português, a unidade de Guarajuba figura entre as maiores das seis instaladas no Brasil e, embora conserve características de Portugal, percebível em seus quadros de gerência, preserva a cultura do destino.

Por Giulia Ebohon*

Estrutura
Com toda a sua extensão, o meio de hospedagem reforça seu posicionamento no segmento de lazer com uma gama variada de opções de entretenimento, enquanto simultaneamente estimula a criação de novos espaços destinados aos eventos e negócios.

Amplo e multifacetado, compreende uma piscina com 3 mil m², campos poliesportivos, quadra de tênis, pista de jogging, sala de jogos, jardins e espaços exteriores, parque infantil, salão de beleza, biblioteca e spa. 

Todos os ambientes interagem de alguma forma com a natureza, seja tornando-a uma paisagem a ser contemplada, seja utilizando-a como parte integrante da decoração. 

Para o segmento de eventos, a unidade dispõe de oito salas de conferência com capacidades que variam entre 30 a 800 pessoas. Destaca-se o recém-inagurado Salão Master Jorge Amado, com a máxima capacidade de recepção.

Acomodações
O hotel reúne em seu complexo 447 unidades habitacionais que variam de acordo os serviços oferecidos. Os 352 quartos Standard possuem 27,4m² e são similares à apartamentos com capacidade para duas pessoas. Os 92 chalés possuem uma capacidade maior, chegando a quatro pessoas por acomodação, com metragem variando entre 31,5 m² a 41,5 m². Já os três chalés Master, com 83m², possuem cama de casal com dossel e hidromassagem.

A decoração condiz com a proposta sustentável da marca, contando com a utilização de materiais naturais e aproveitamento da vegetação local – como flores nas camas. 

Além disso a iluminação dos quartos fica por conta dos vários abajures distribuídos pelo ambiente, os quais se fazem necessários unicamente durante a noite, já que as luzes da manhã invadem o espaço assim que despertam, pelas janelas da varanda.  

Alimentos e Bebidas
O restaurante Tenda dos Milagres é o principal da unidade hoteleira, uma vez que oferece cinco refeições durante todo o dia, atendendo uma capacidade de 650 pessoas. Os pratos não se restringem às comidas típicas da Bahia, contemplando variedades de todos os gostos, desde feijoada à omelete e frutos do mar. 

Junto à piscina está instalado o restaurante Cravo e Canela, o qual oferece um serviço de buffet de petiscos além das três refeições diárias. O cardápio explora desde a comida local até pratos tipicamente portugueses.  

O hotel ainda dispõe de mais quatro opções de estabelecimentos culinários, são estes: o Lobby Bar Jubiabar, localizado em frente à recepção e que oferece um cardápio extenso de bebidas. O Bar Molhado, instalado dentro da piscina. O discoteca Soul & Blues, que consiste em uma danceteria com bar e o Restaurante Inevitável, que oferece um serviço à la carte com jantar inspirado na cozinha mediterrânea e asiática. 

Serviço
www.vilagale.com