De Ipojuca, Pernambuco*

Village Porto de GalinhasEquipamento foi importado dos Estados Unidos
(fotos: Dênis Matos)

Daqui a duas semanas, hóspedes e visitantes do pernambucano Village Porto de Galinhas vão poder beber água potável em qualquer uma das torneiras do hotel. Isto porque o meio de hospedagem investiu cerca de R$ 200 mil num projeto para tratamento da água.

A ideia, segundo apurou a reportagem, é minimizar os custos com água e propiciar melhores condições para os clientes.

Marcos Tiburtius, sócio gerente da unidade, explica que a medida nasceu de um problema do município: não há saneamento básico. Por conta disso, a administração resolveu fazer uso dos três poços naturais existentes no terreno para sanar este gargalo.

Village Porto de GalinhasCom a mudança, haverá redução no consumo de
cloro para filtragem da água das piscinas

O processo
Um reservatório com 30 mil litros foi construído para que a água passe por um processo de filtragem. O equipamento para tanto foi importado dos Estados Unidos.

Segundo o executivo, o programa vai facilitar em várias esferas, possibilitando até mesmo a diminuição dos custos da operação.

As piscinas do resort também vão utilizar a água deste reservatório. Com isso, a quantidade de cloro pode ser reduzida – melhorando a qualidade do que é disponibilizado ao hóspede.

Além disso, explica Tiburtius, as toalhas utilizadas no Village também ganham mais durabilidade, por passarem por um processo de lavagem menos pernicioso.

Energia
Outra medida adotada recentemente para a melhor operação da casa foi a implantação de geradores de energia. São três equipamentos. “Nós conseguiríamos, tranquilamente, gerir o hotel com apenas dois, mas instalamos um a mais para não haver nenhum tipo de problema”, comenta.

Tiburtius diz que os geradores são usados semanalmente, em horários de pico, o que ocasiona descontos na conta de energia – já que a empresa local diminui os preços quando isto ocorre.

Serviço
www.villageportodegalinhas.com.br

* O jornalista do Hôtelier News viaja a convite do Village Porto de Galinhas.