De Foz do Iguaçu (PR)*

Festival das Cataratas - homenagem LummertzLummertz recebe a medalha do prefeito

Com uma solenidade no Recanto das Cataratas Thermas Resort & Convention, foi aberto oficialmente há pouco o Festival das Cataratas. Autoridades como Vinicius Lummertz, ministro do Turismo; Cida Borghetti, governadora do Paraná; e Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, participaram da cerimônia. Realizada no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), a feira começa amanhã (21), com expectativa de receber um público de 7 mil pessoas. O evento prossegue até sexta-feira (22).

Logo na abertura, Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, deu boas-vindas aos participantes e agradeceu às autoridades presentes. Ele destacou o crescimento da feira ao longos dos anos e revelou que 52 caravanas do Brasil, Argentina e Paraguai estarão no evento. "O festival cresceu bastante nos últimos anos e, hoje, disputando para ser a terceira maior feira de turismo do Brasil. Estamos muito felizes e iniciar mais uma edição", comentou.

Quando teve a palavra, o prefeito de Foz do Iguaçu (PR) destacou a parceria entre o poder público e a iniciativa no turismo do município. "Em Foz, o turismo é de todos. A partir de 2011, a medida em que fizemos uma gestão integrada, em parceria com a iniciativa privada, aumentamos em 1 milhão o número de visitantes na cidade", disse. Brasileiro aproveitou a solenidade para homenagear o ministro do Turismo, concedendo-lhe a Grã-Cruz Ordem das Cataratas. "Lummertz fez por merecer. Se temos visto eletrônico neste país hoje, devemos a ele. Desde então, em Foz do Iguaçu, o número de turistas dos países beneficiados aumentou 30%", revelou. 

Em seu discurso, Lummertz mais uma vez falou sobre as dificuldades que o empreendedor brasileiro enfrenta e colocou uma reflexão para a plateia. "Nós brasileiros somos muito críticos do que não queremos, mas ainda não temos claro o que queremos. Agora, com essa produtividade e ambiente de negócios, é possível chegar onde queremos? Não, não vamos e precisamos mudar", ratificou.

Festival das Cataratas - Vinicius LummertzLummertz: Brasil precisa mudar para crescer   

Festival das Cataratas

Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (PR), o Festival das Cataratas tem patrocínio da Itaipu Binacional, da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Uma das novidades deste ano é a ampliação da Feira de Turismo e Negócios, que ganhou mais 1,5 mil metros quadrados para os expositores. O encontro terá ainda uma série de eventos paralelos, casos do Salão MICE Cataratas, do Salão de Turismo Termal & SPA e da Arena Gastronômica, entre outros.

A integração entre a academia e o mercado é outro diferencial do festival. Por meio do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, evento técnico-científico do setor, o encontro deve atrair mais de 1 mil estudantes, professores e pesquisadores. Para este ano, houve recorde de trabalhos submetidos: 309, entre artigos científicos e resumos expandidos.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) O jornalista do Hotelier News viaja a convite da organizacão