Vinicius Lummesrtz em reuniãoO secretário realiza uma maratona de reuniões

Com a missão de viabilizar caminhos para alavancar o turismo no estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo, têm buscado parceiros para alcançar esse objetivo. Na quarta-feira (13), foi a vez do ex-ministro se encontrar com Abram Szajman, presidente da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Em reuniões como a que ocorreu esta semana, Lummertz busca parcerias que sirvam para desenvolver a atividade no estado. Em quase todas essas ocasiões, o secretário procura colocar o turismo dentro do contexto educacional da cidade e fatores que demonstram boas perspectivas ao segmento. 

"Junto com a empresa Desenvolve SP, por exemplo, podemos viabilizar créditos para municípios do estado, focando na melhora da atividade turística", cita executivo. Durante a reunião da última quarta-feira, ele destaca ainda a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação em São Paulo. Neste aspecto, são previstos a criação de 490 partidas adicionais por semana na região.

A educação para o setor de viagens também está no expediente desses encontros. Com a presença de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc (Serviço Social do Comércio no estado de São Paulo em São Paulo), Lummertz falou sobre a compreensão de crianças e adolescentes sobre o mercado do turismo.

"Nos reunimos com a Secretaria Estadual de Educação para darmos início ao processo de inserção de matérias que contemplem o turismo para 1º e 2º graus. O turismo precisa ser visto como uma forma de progresso, geração de emprego e renda", salienta.

Vinicius Lummertz: outros fatores

O representante do governo estadual encerrou falando sobre a principal proposta a respeito do turismo no estado. "Minha ideia é levar São Paulo para o mundo. Precisamos incentivar o turismo regionalmente, fazer com que isso vire um hábito entre os moradores de cada local que exista potencial turístico", diz. 

O encontro também contou com a presença de Algirdas Antônio Balsevicius, presidente do Sagasp (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo) e de um de seus diretores, Telmo Cortes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de São Paulo