Virtuoso: cruzeiro de aventura encabeça lista de tendências de viagens para 2020É a primeira vez que esse tipo de cruzeiro lidera a lista da Virtuoso

Os turistas brasileiros de alto padrão devem buscar destinos inexplorados e pouco conhecidos, além de valorizar a experiência gastronômica, entre outras opções. No entantoi, pela primeira vez, são os cruzeiros de aventura que assumem a primeira posição do ranking das Tendências de Viagens da pesquisa Luxe Report, produzida pela Virtuoso. Em 2018, as viagens em famílias foram destaque do estudo.

Dado o boom dos cruzeiros de expedição, a Antártida tem aparecido no topo em duas categorias: destinos em ascensão e viagens de aventura. A maior procura é ainda mais significativa considerando o fato de que a Antártida não figurou no ranking de nenhuma categoria da edição 2019 da pesquisa.

Entre os destinos internacionais, a Itália assume o topo como o principal destino dos brasileiros no exterior, desbancando o favorito do ano passado, Portugal, que caiu para a quinta posição. Outras fortes tendências para 2020 são o Egito e a Grécia, que conquistou o público figurando nos rankings de Destinos Internacionais, Destinos Preferidos por Millennials e Destinos de Lua de Mel.

Virtuoso: turistas têm tendência a evitar excesso de visitantes

Em relação às tendências para 2020, há um aumento observado na demanda para destinos remotos e intocados. Locais culturalmente distintos e com natureza abundante são destaques, como Bornéu, Groenlândia e Oman.

A gastronomia também é um fator relevante, aponta o estudo. Ela constitui um novo nicho que tem como essência as experiências envolvendo comidas e bebidas. Aulas de culinária, refeições em casas particulares, caça às trufas, visitas a restaurantes estrelados, entre outros. As experiências gastronômicas se tornaram um foco tão grande que alguns clientes solicitam restaurantes no momento da reserva dos bilhetes aéreos.

Outro ponto são as viagens em grupo: hoje, os viajantes buscam experiências mais significativas que lhes permitam interagir de forma genuína com habitantes locais, permitindo uma valorização das pessoas e culturas com as quais têm contato. Nesse contexto, outro tópico destacado são as experiências significativas nas viagens que permitem ao turista sair de sua zona de conforto ao conhecer novas culturas e pessoas.

(*) Crédito da foto: Thomas Wolter/Pixabay