Brasília comemora seus 53 anos (foto: Setur-DF/Bruno Pinheiro)
Brasília comemora seus 53 anos
(foto: Setur-DF/Bruno Pinheiro)

Brasília, como capital federal, observa o vaivém de pessoas cotidianamente: dos que saem das cidades-satélite para a metrópole; dos que saem de todos os cantos do Brasil para reivindicar algo à administração do País; dos que representam (bem ou mal) os brasileiros; dos que representam os estrangeiros. Mas não só de política e trabalho vive a cidade: ela também é tombada como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco desde 1987.

Construída a partir do Plano Piloto criado pelo urbanista Lúcio Costa em uma área de 50 mil km², é formada pela Asa Norte, Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens e Oficinas, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de áreas Isoladas Norte e sedia os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Grande nome da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer é figura recorrente em Brasília, pelo legado que deixou à cidade: são seus os projetos para o Congresso Nacional do Brasil, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília. Parte importante do projeto de Costa e Niemeyer são os artificiais espelhos d’água e Lago Paranoá, que aliviam o clima seco da capital.

Em tempo: Brasília será sede da Copa das Confederações, que tem início no próximo dia 15 de junho, e da Copa do Mundo, em 2014. Clique na galeria abaixo para conferir algumas fotos da cidade. 

Serviço
www.setur.df.gov.br