Você aplica gestão de resíduos no seu hotel?


(imagem: 3.bp.blogspot.com)

A quantidade de papel, lixo e outros resíduos gerais de seu hotel pode ser maior do que você pensa. Além de prejudicar o ambiente, este resíduo está custando ao seu empreendimento um bom montante de dinheiro. Em tempos de corte de custos, é preciso considerar a realização de uma auditoria de resíduos para desenvolver um plano para eliminar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

Quer entender por que? Alguns dos benefícios da gestão de resíduos são:
- Aumento da receita do hotel;
- Redução de contas e eliminação de lixo;
- Realização de programa interno de marketing por meio de recipientes para reciclagem;
- Atração de clientes eco-conscientes;
- Melhora da imagem "verde" do empreendimento;
- Cumprimento das leis e regulamentos estaduais de resíduos (depende do estado). 

Você e o hotel no qual atua também ganham com:
- Economia de árvores;
- Redução da poluição do ar e dos gases com efeito estufa;
- Economia de espaço de aterro; 
- Preservação de recursos naturais;
- Economia de energia; 

E a pergunta que não quer calar é: Como iniciar um processo de redução de resíduos e um programa de reciclagem? Abaixo estão oito passos básicos do planejamento e implantação: 

- Organizar uma equipe de redução de resíduos;
- Realizar um diagnóstico dos resíduos;
- Estabelecer metas de redução de resíduos; 
- Se interar sobre o mercado de reciclagem;
- Configurar um sistema de recolha e armazenamento; 
- Comprar produtos reciclados; 
- Treinar seu pessoal e promover o programa; 
- Estabelecer monitoramento e avaliação.
(Redação)

Serviço
www.ecogreenhotel.com

Comentários