"Vontade de crescer" gera mudança de posicionamento da Wyndham no Brasil

Alejandro Moreno - WyndhamMoreno toca o projeto de expansão na América do Sul numa rotina entre São Paulo e Buenos Aires

Gigante mundial no mercado de hotéis, a Wyndham está determinada a ser protagonista no cenário brasileiro. Atualmente com 34 meios de hospedagem no país, a companhia quer ampliar consideravelmente esse número. A maneira de fazer do desejo uma realidade é passar a gerir hotéis - na situação atual a empresa é representada por franquias, com marcas administradas por outras redes. Empurrada pela "vontade de crescer", a organização deve ser fonte de muitas notícias nos próximos anos.

"Nossa ideia é ter presença nas principais cidades brasileiras. Em destinos turísticos e capitais", vaticina Alejandro Moreno, presidente e diretor geral da companhia para América Latina e Caribe. Nessa busca, já existem contatos preliminares para novas unidades e projetos em andamento.

O plano de desenvolvimento acontece de duas maneiras. O primeiro deles é a manutenção das empresas parcerias, que continuam com permissão para instalar bandeiras da rede. A segunda frente de trabalho é usar o próprio know-how e assumir hotéis e projetos. Para os dois casos, a corporação tem uma equipe de prontidão e instalada no Brasil, mais especificamente em São Paulo. 

Na lista de companhias com licença para operar unidades Wyndham estão Meliá, Nobile Hotéis e Vert Hotéis, cada qual com suas chancelas e possibilidades. Todas elas seguem suas administrações normalmente, somente acrescentando o complemento "by Wyndham" ao nome do hotel e à comunicação visual e publicitária.

"Essas empresas continuam sendo de fundamental importância para nós. São parceiros de negócios que, inclusive, têm preferência se por ventura nos interessarmos pelo mesmo destino", revela o dirigente. As três redes associadas representam sete bandeiras (Wyndham, Wyndham Garden, Ramada, Ramada Encore, Tryp, Super 8 e Days Inn) de um portfólium de 20 disponíveis.

A variedade de marcas é outra questão crucial nas intenções da Wyndham. Conforme conta o presidente, a quantidade de alternativas faz com que a rede consiga atender várias cidades e torne-se uma opção interessante para investidores. Está nos planos da empresa trazer outras marcas para o cenário nacional. As novidades mais rápidas a aparecer devem ser Dazzler, Trademark, La Quinta e Howard Johnson.

"Cada marca se encaixa mais adequadamente num lugar e as nossas alternativas ajudam nisso", pondera Moreno.

A sede de crescimento que a empresa demonstra faz imaginar que as lideres do mercado doméstico ganharam uma forte concorrência. "Queremos sim ocupar posições de destaque", acrescenta o mexicano. "Não sei se atrasados, mas estamos chegando num mercado que já dá sinais de retomada e isso nos anima", completa.

Pretenções Wyndham incluem resorts

Nacionalmente presente apenas em meios de hospedagem de perfil corporativo, a Wyndham mira também os resorts. E aí o farto cardápio de bandeiras também pode fazer a diferença. "Nosso trabalho pode caminhar para o desenvolvimento na área de resorts, onde nossos parceiros não estão", cita o dirigente.

Assim como nos planos para hotéis de cidade, os resorts podem ser negociados em formato de conversão, com a empresa assumindo a operação, ou em franquias, por meio das redes parceiras. A única possibilidade descartada para os dois tipos de empreendimento são as compras de propriedades.

Sobre as cidades alvos de busca da rede, Moreno cita apenas uma: Gramado, no Rio Grande do Sul. Sem dar maiores detalhes, o executivo revela que há negociações para uma unidade lá. Mas tudo ainda é muito inicial.

Crescimento no Brasil e na América Latina

Em 2014, o grupo somava cem hotéis na América Latina e Caribe. Contudo, em três anos a presença foi dobrada. em 2017 eram 200 unidades na região. A expectativa é finalizar este ano com 241 hotéis em funcionamento na região. 

Assim como acontece no Brasil, há planos para maiores investimentos em resorts, sobretudo em México e Caribe. A aquisição da rede La Quinta, que será concluída em junho, pode ajudar nesse processo.

Anúncio das novas diretrizes Wyndham foi feito durante jantar realizado em São Paulo. O evento aconteceu hoje (18) e algumas fotos do encontro estão disponíveis na galeria abaixo.

(*) Crédito das fotos: Filip Calixto/Hoteler News

Comentários