Soluções verdes serão adotadas no cotidiano do hotel
(foto: divulgação)
 
O Windsor Atlântica Hotel, antigo Le Meridien, será referência em sustentabilidade no segmento hoteleiro. Segundo o diretor de Marketing da rede, Paulo Marcos Ribeiro, a parceria com empresas responsáveis com preservação do meio ambiente e que oferecem soluções verdes foi um critério fundamental para o andamento do novo empreendimento.
 
“Em um edifício dessa magnitude a busca por alternativas que contribuam com a preservação do meio ambiente é imprescindível, já que o consumo de água e luz é constante”, afirma Paulo lembrando que o prédio possui área de 40.000 m², distribuídos em 39 andares.
 
Dentre os inúmeros quesitos do conceito Green Building que o novo cinco estrelas da rede vai adotar em sua operação diária estão a captação e o reuso da água da chuva; a coleta seletiva de lixo; o uso de torneiras e descargas inteligentes e sensores de presença, entre outros.
 
“O programa de coleta seletiva, por exemplo, tem o poder de sair do hotel e entrar nas casas dos nossos funcionários. Eles acabam transferindo parte do que praticam no hotel para seus cotidianos. Outra vantagem, sem contar a financeira, é o poder que o programa tem de se espalhar pela concorrência”, garante o gerente.
 
Ele acrescenta que corporativamente existem inúmeras empresas, principalmente europeias, que dão preferência aos hotéis com programas sustentáveis.
 
“Nos pedidos de RFP (request for proposal) que recebemos já vemos perguntas referentes à estes conceitos. Não é modismo. São ações que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos e funcionários das empresas que os adotam, além de diminuir custos”, finaliza.
(Flávia Machado)