O Wyndham Vacation Rentals é o maior gestor de aluguéis de temporada na Europa

A Wyndham Worldwide Corporation anunciou, semana passada, a conclusão da venda de sua operação europeia do Wyndham Vacation Rentals. O negócio, anunciado em fevereiro, foi feito com o fundo de private equity americano Platinum Equity. No total, a transação movimentou US$ 1,3 bilhão.

Líder no mercado europeu, a plataforma de aluguéis por temporada da Wyndham Worldwide gere 110.000 unidades em mais de 600 destinos de 25 países. No portfólio da marca estão meia dúzia de outras bandeiras, casos de cottages.com, James Villa Holidays, Novasol e Hoseasons. No total, as empresas movimentam US$ 750 milhões por ano.

O Deutsche Bank e o Goldman Sachs atuaram como consultores financeiros do negócio, que dependia de aprovação de órgão reguladores. Já a Kirkland & Ellis International LLP e a Dechert LLP atuaram como consultores jurídicos da Wyndham Worldwide.

Wyndham Worldwide: based do acordo

O acordo tem detalhes que ainda vão gerar receita no longo prazo para a Wyndham Worldwide. O contrato estipula pagamento, durante 20 anos, de taxa de royalties de 1% da receita líquida da Wyndham Vacation Rentals para a unidade de negócios de hospitalidade da rede americana. A cláusula se refere ao direito da Platinum Equity em usar a marca "by Wyndham Vacation Rentals" no período.

Além disso, os usuários da plataforma poderão participar como parceiro de resgate do programa de fidelidade Wyndham Rewards. "A conclusão desta transação é um marco importante para nos tornarmos duas empresas independentes e fortes, líderes nos segmentos de aluguel de temporada e hospitalidade", disse Stephen Holmes, CEO da Wyndham Worldwide.

O executivo se refere à divisão – e posterior abertura de capital – que a Wyndham Worldwide fará de suas duas unidades de negócio: Wyndham Hotel Group e Wyndham Vacation Ownership. Fontes no mercado dizem que essa possibilidade está bem próxima de ser confirmada. "Estamos confiantes de que as marcas europeias de aluguel de temporada continuarão tendo sucesso com o apoio da Platinum Equity", finaliza Holmes.

(*) Crédito da foto: Wyndham Worldwide/Divulgação