Yosemite Lodge, no meio de um paraíso norte-americano

 A paisagem da estrada já anunciava o que estaria à minha espera... (fotos: Karina Miotto)
Serra Nevada, Califórnia. A neve caía e a estrada pedia atenção redobrada dos motoristas - mas as árvores ao longo do caminho não deixavam dúvidas de que alguma surpresa estaria à minha espera. O Yosemite Lodge at the Falls faz parte de uma rede de outros sete empreendimentos construídos em um lugar privilegiado: Yosemite National Park, um dos parques nacionais mais populares - e belos - dos Estados Unidos.
...e olha só onde fui parar
 

Por Karina Miotto, de Sierra Nevada (EUA)

 
Apenas uma das inúmeras - e belíssimas - paisagens do Yosemite National Park
 

Quando cheguei ao parque, não sabia se dava uma volta para depois ir ao hotel, ou se fazia check-in logo para tomar um bom banho quente e sair quarto afora atrás das belas paisagens que se descortinavam à minha frente. Depois de algumas horas de viagem e o corpo cansado, fiquei com a segunda opção e entrei em meu quarto.

Lindas montanhas, vales, neve... imensidão, grandiosidade. Assim é o Yosemite National Park

Quartos do Yosemite Lodge at the Falls... ...encobertos pela neve Paisagem ao fundo do Yosemite Lodge at the Falls Aparentemente frio, aparentemente confortável  

Se a primeira impressão é a que fica, a sensação que tive foi, instantaneamente, de conforto. A cor do edredom da cama estava em harmonia com as paredes, que combinavam com a janela de vidro pela qual se podia ver a varanda, de frente para um vale frio e bonito, repleto de neve.

Abra a janela do quarto e sinta a harmonia de cores (observe o antílope ao fundo)
 

No hotel existem 226 apartamentos lodge rooms, 19 standarts e quatro unidades habitacionais voltadas exclusivamente para famílias. Todos com king size (ou duas camas de solteiro), sofá-cama, mesa, telefone, TV e aparelho de DVD. Não é sofisticado ou chique, mas oferece o básico para seus hóspedes, representados principalmente por famílias e casais.

A harmonia de cores está presente no lado de dentro A luz interna contrasta com a externa O quarto possui mesa com dois lugares...  ...closet... ...compartimentos simples e úteis para organizar a bagagem O banheiro oferece banheira - ótima idéia para um banho quente e relaxante... ...assim como amenities Mais uma vez, a paisagem vista de dentro do quarto
 
Em busca de atender seu público visitante, e tambem por se tratar de um parque nacional, atividades são oferecidas para diferentes idades: aulas de rapel e de ski nas montanhas, rafting, trekking, patinação no gelo, safári fotográfico, aluguel de bicicletas, golfe e tours que incluem desde a ida ao Vale das Grandes Árvores, com duração de uma hora, até uma volta de até oito horas pelas principais atrações com acompanhamento de guias que falam sobre geologia, geografia, biodiversidade e a história do Yosemite National Park.
Algumas ações são sazonais e variam de acordo com as estações do ano. Para saber quais estão disponíveis, os visitantes podem entrar no site do local ou encontrar informações no jornal Yosemite Today, distribuído dentro do próprio parque.
Dá para se divertir
 
Se bater a fome - e é provável que ela apareça com freqüência caso os visitantes levem a sério a idéia de ter atividades o dia inteiro -, os hóspedes do Yosemite Lodge at the Falls tem algumas opções: Mountain Room Restaurant para refeições, Coffe Corner para cafés, a sorveteria Ice Cream Stand (fechada durante o inverno) e o Mountain Room Lounge, que, além de servir petiscos e coquetéis, também possui um anfiteatro com capacidade para 150 pessoas.
Corredores ligam diferentes partes do hotel. Este aqui, com janelas de vidro, está entre restaurantes, lojas e cafés. Um lado... ...e o outro  O Mountain Room Restaurant sempre recebe gente Difícil ver uma mesa assim O Mountain Room Lounge é destinado para happy hours à noite
 

Serviços O hotel oferece uma série de serviços, como achados e perdidos, clínica médica e dentária, correio, reciclagem de utensílios e lavanderia. No que diz respeito a lojas para compra de souvenirs, é possível encontrar mais de 15 no parque.

Uma das lojas de souvenirs
A que fica dentro da área do hotel chamou minha atenção porque colocou, na vitrine, frases ditas por John Muir, um apaixonado pela natureza, autor de inúmeros livros e um dos principais atuantes na criação de parques nacionais dos Estados Unidos. Entre eles, é claro, o Yosemite National Park.
Palavras de John Muir: "Apenas saí para uma caminhada quando finalmente decidi ficar até o sol se pôr, pois, indo lá para fora, me dei conta de que estava indo é para dentro"
 

Localização O Yosemite National Park está situado nas montanhas de Serra Nevada, possui área de 3.081 Km² e é dono de belíssimas cachoeiras. 

Montanhas cobertas de neve podem ser avistadas em diversos pontos do Yosemite
 

Uma das coisas que mais gostei de fazer durante a hospedagem no empreendimento foi caminhar. Andando, encontrei muitas surpresas ao longo da estrada, como a reprodução de uma vila dos Ahwahnee, nativos americanos que habitavam aquela região, e uma loja que mostra, por meio de bonecos expostos em vitrines, cenas típicas do cotidiano destes indígenas.

Eis a tepees, ocas dos povos nativos americanos Mais algumas tepees Na loja do parque encontramos fotos dos indígenas que habitaram a região... ...e artigos como estes... ...confeccionados manualmente por eles
Outra coisa que acontece ao caminhar é encontrar diferentes animais que compõem a biodiversidade local, como ursos, antílopes, falcões, morcegos, lobos e coiotes. O parque ensina os visitantes a lidar com os bichos, dizendo que nunca devemos alimentá-los. Não devemos, tampouco, tentar chegar perto demais, pois, além de serem animais selvagens, possuem o direito de ter seu espaço respeitado.
Além de paisagens como estas, você encontrará animais Eis o raven, conhecido por nós como corvo
E este outro passarinho
 

No destino também há cachoeiras. Três quedas seguidas. A clicada abaiso é conhecida como Yosemite Falls. Em silêncio e ouvindo seus sons, encontra-se a paz.

A Yosemite Falls. É possível ficar horas olhando para ela em silêncio

Como diz um dos mapas do parque disponível no posto de informações turísticas, "a beleza natural de Yosemite pode ser encontrada em coisas grandes e pequenas, de gigantes montanhas de granito e sequóias a pequenas flores. Explore o parque em suas múltiplas facetas e deixe fluir seus sentimentos na contemplação de perfumes, sons e paisagens". Assino embaixo. Ainda mais se a hospedagem for em um hotel simples e charmoso.

Serviço
Yosemite Lodge at the Falls
PO Box 578
Yosemite National Park, Califórnia 95389
1 801 559-4884
 

Comentários