Monte Verde - decretoMeios de hospedagens podem chegar a 60% de ocupação

Ainda em junho, Monte Verde (MG) iniciou sua retomada gradativa. Muitos hotéis reabriram suas portas, porém seguindo novas regras: os meios de hospedagens poderiam operar com o limite de 40% da ocupação. A partir de hoje (30), um novo decreto determina aumento para 60% nesta restrição.

Já são mais de 150 estabelecimentos de hospedagens que impulsionam a retomada na cidade turística. A ampliação foi estabelecida em novo decreto da prefeitura de Camanducaia (nº 145/2020), publicado na última sexta-feira (24). O decreto traz ainda outras novidades nas regras de reabertura do turismo da vila como a entrada de famílias na Pedra Redonda e o aumento no número de pessoas nos comércios.

Quanto aos serviços e atrativos turísticos que precisam de carros, o novo decreto estabelece que os veículos deverão transportar, no máximo, três pessoas, incluindo o guia/motorista, exceto nos casos de casais acompanhados de filhos, quando será permitida a ocupação máxima do veículo.

O decreto aumenta também o número de pessoas nos comércios. Estabelecimentos comerciais acima de 150 metros quadrados poderão funcionar com, no máximo, dez clientes por vez. Sempre obedecendo o distanciamento interpessoal de, no mínimo, dois metros.

Monte Verde: restrições

Apesar das boas notícias, algumas restrições permanecem as mesmas. A exemplo das áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground, que deverão permanecer fechadas. Já as atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

“Nossa prioridade é fazer a retomada de maneira consciente e responsável, seguindo absolutamente todos os protocolos sanitários”, disse Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência do Desenvolvimento de Monte Verde e Região).

De acordo com o decreto municipal 0119/2020, publicado no dia 29 de maio, desde o dia 1º de junho, também com restrições, as atividades de outros segmentos também voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza. Atualmente, Monte Verde abriga, de acordo com a prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares.

(*) Crédito da foto: Divulgação/MOVE