Adriano Bernardino
(foto: Juliana Bellegard)

Estreitar o relacionamento com as operadoras e trabalhar para garantir uma paridade tarifária para este canal de vendas. Com estes objetivos, Adriano Bernardino assumiu, em janeiro, a gerência nacional de Vendas da Nobile, trocando o Nordeste por sua nova base: São Paulo. Em um momento de expansão da rede, o executivo aponta seu conhecimento do mercado e da cultura da rede como diferenciais estratégicos.

"Atuava na área de Vendas regionalmente, no Nordeste, e a Nobile enxergou a necessidade de ter uma pessoa experiente tanto dentro da companhia como no setor como um todo. Além disso, já tinha feito este mesmo trabalho com Tour & Travel em Minas Gerais", explica, em entrevista ao Hôtelier News. "Nosso objetivo, estando com uma base próxima de todas as grandes operadoras, é incrementar o mix de clientes dentro deste segmento", revela. 

Além de manter contato direto com os gestores destas companhias, Bernardino fica responsável por equilibrar os negócios da rede. "A principal reclamação das operadoras é a paridade tarifária, principalmente em relação às OTAs. Estabelecer e manter esta paridade são meus grandes desafios, fazer com que os empreendimentos estejam sempre na vitrine", pontua. Atualmente, as próprias unidades fazem o trabalho com as OTAs – e a experiência do executivo já dentro da Nobile ajuda neste contato para que o alinhamento seja feito.

"A tendência é que todos os segmentos cresçam de uma maneira igualitária, para não ficar na mão de alguns poucos clientes", afirma.

Carreira
Pernambucano, Bernardino começou na hotelaria por acaso: tinha irmãos que já trabalhavam no ramo, e seu primeiro emprego foi como recepcionista bilíngue. Além desta função, ele também atendia como concierge, e identificou aí um talento para as vendas. Trabalhou com Eventos e Reservas antes de chegar na área de Vendas propriamente dita.

Depois de quase 20 anos no Nordeste, foi para a Nobile em 2010, mudando-se para Minas Gerais e atendendo todo o mercado estadual. Trabalhou ainda na gerência de Vendas do Sotero by Nobile, em Salvador, e na gerência regional de Vendas do Nordeste.

Serviço
www.nobilehoteis.com.br