sexta-feira, 15/novembro
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Consultoria aponta principais tendências para a hotelaria em 2023

Não há dúvidas que 2022 foi um ano de redefinição global. A reflexão e a inovação durante a pandemia trouxeram demandas e ofertas nunca antes vistas na hotelaria. No entanto, 2023 também pode surpreender e é imprescindível que o setor fique atento às novas mudanças e transformações. Para isso, o 01-20 Studio, empresa de business e brand strategy compilou as principais tendências para as viagens deste ano, com base em levantamentos das maiores OTAs do mercado.

Confira a seguir as principais tendências para a hotelaria em 2023:

Demanda reprimida

A primeira e mais simples de todas é que o apetite por viagens continua no auge. Pesquisa da Expedia revelou que 46% das pessoas dizem que viajar é mais importante agora do que antes da pandemia. Durante o segundo trimestre, as reservas de hospedagens foram as mais altas da história da OTA. Independentemente da expectativa de recessão iminente e crise de custo de vida, os dados sugerem que as viagens devem continuar fortes como nunca.


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Escapadas 

Os tipos de viagens, porém, podem estar sujeitos a mudanças. Segundo a Booking.com, o clima está mudando de uma incerteza esperançosa para uma adaptabilidade ousada. Isso quer dizer que acampamentos, excursões ao ar livre, viagens rodoviárias devem estar em alta em 2023. Há uma busca por experiências fora da rede, que quando planejadas adequadamente, podem atender viajantes econômicos até mesmo em cenários socioeconômicos turbulentos.

Metaverso

Apesar de todo burburinho sobre a função do metaverso no setor de viagens, não se espera que a nova tecnologia substitua viagens da vida real em 2023. A expectativa é que aumente o número de viajantes usando os óculos de realidade virtual para decidir onde viajar na vida real. Relatório da Booking.com aponta que 47% dos indivíduos tem maior probabilidade de viajar para destinos que não teriam considerado antes depois de experimentá-los virtualmente.

‘Newstalgia’

Quando o mundo está repleto de incertezas, a nostalgia é uma ótima ferramenta para permanecer positivo e lembrar que há luz na escuridão. A previsão da empresa de marketing Wavemaker é que 2023 seja um ano em que as marcas vão inclinar para a ‘newstalgia’, ou seja, algo familiar mas com abordagem inovadora, normalmente em forma de tecnologia.

Fadiga virtual e o corporativo

O excessivo uso de tecnologias virtuais para se comunicar durante a pandemia esgotou a todos. Com isso, 87% das reuniões, eventos e conferências corporativas em 2023 devem ter algum elemento de programação presencial. O aumento de 6% frente a 2022 pode gerar um aumento considerável nas viagens, impulsionando o segmento corporativo com foco no fortalecimento de relacionamentos e recreação corporativa, em vez de trabalho.

Outras tendências

O autocuidado tomou a vanguarda das conversas desde a pandemia. Levantamento da Hotels.com revela que 46% dos viajantes relatam desejo de fazer viagens de bem-estar, em especial para destinos fora do comum.

A peculiaridade não se limita a tendência de autocuidado, mas abrange todo o setor. Em 2022, a Vrbo relatou um aumento de 30% nas reservas de locais de viagem fora do comum, e se espera que o número aumente ainda mais em 2023. Até mesmo locais comuns podem se beneficiar desta tendência, conforme restaurantes, serviços de entretenimento e ofertas experimentais começam a apresentar experiências gastronômicas e culturais fora do comum para o local.

Por fim, o 01-20 Studio recomenda que a hotelaria aproveite o boom nas viagens, mas que se adapte às tendências com agilidade e intenção. Além disso, a empresa pontua que é importante manter o olho no futuro, mas não se deve esquecer do passado, pois a solução pode se encontrar em ambos.

(*) Crédito da foto: Pixabay