Após um período crítico para a indústria de viagens, o mercado começa a mostrar sinais mais consistentes de retomada rumo à normalização. Com as demandas aumentando, as principais tendências para a hotelaria nos próximos anos já estão sendo desenhadas, tanto para o turismo de lazer quanto de negócios.
Sabemos que mudanças são inevitáveis depois de momentos de crise como a pandemia e a HSystem listou 15 transformações que estão no radar da indústria e dos consumidores. A empresa, que já vinha ditando tendências nos últimos meses, olha para o futuro com uma visão competitiva para os anos de 2022 e 2023.
“Saber identificar e agir num cenário de mudança acelerada será um diferencial competitivo nos anos que estão por vir”, pontua Diego Corrêa, CMO da HSystem. Os anos vindouros serão de importantes modificações para a hotelaria e destinos turísticos por diversos fatores. Entre eles estão: grande adoção de tecnologia por parte de hóspedes, novas tendências de mercado, consolidação de novos critérios e hábitos de compra, etc.
Tendências para a hotelaria: dicas
Abaixo, você confere as principais mudanças que serão sentidas pela indústria de hospitalidade nos próximos anos:
1- Estadias longas
As chamadas long stays são as estadias mais longas, e seu aumento de demanda já é uma realidade em canais como Airbnb (na modalidade hotéis). Uma parte dos viajantes irá expandir o escopo das suas viagens, especialmente porque tem encontrado mais flexibilidade na sua vida profissional e pessoal. Esta é uma tendência importante para ficar de olho, porque reservas de longos períodos impactam fortemente na sua receita.
2- Digital será nova norma
As compras digitais e o e-commerce estão gradativamente se tornando cada vez mais populares e dominar estes canais pode definir o sucesso do seu negócio. Não só temos novos clientes entrando nestes canais, como também temos novos negócios. A última tendência do campo digital são os vídeos, que já estão se tornando mídia dominante em todas as plataformas. Entender como fazer anúncios e postagens de vídeo de sucesso serão habilidades importantes já no curto prazo.
3- Tecnologia como transformador de mercado
A tecnologia continuará transformando o mercado profundamente nestes anos, podemos citar algumas tendências tecnológicas:
- Novos clientes e negócios digitais;
- Crescimento expressivo das reservas mobile;
- Assistentes virtuais mais inteligentes ajudando nos roteiros de viagem (Alexa, Siri, Cortana);
- Atendimento humanizado via Chatbots;
- Mais disponibilidade de conectividade com redes móveis 5g;
- Realidade virtual e realidade aumentada para experimentação e promoção de destinos;
4- Flexibilidade no corporativo
Na área de reservas corporativas, devemos ver mais flexibilidade nas políticas de reserva por parte das empresas na hora de escolher um hotel para sua equipe. Isso deve acontecer por alguns motivos: melhores tarifas comprando direto, segurança sanitária, diversidade de inventário em determinados canais ou falta de disponibilidade naqueles que são usados tradicionalmente para reservar.
5- Hibrid office
Muito se questionou sobre se as empresas das quais se têm viabilidade se tornariam 100% remotas. A verdade é que o home office tem seus benefícios, várias empresas vão incorporar a prática, porém, ele também apresenta desafios como: disseminação de cultura, formar novas pessoas e necessidade de criação de processos de gerenciamento remotos. Devemos ver muito mais modelos híbridos que 100% remotos. Isto sem mencionar as empresas em que o home office não pode ser uma realidade, pois necessitam do atendimento presencial.
6- Bleisure voltará diferente
Anteriormente, era o viajante de negócios que estendia sua viagem para conhecer o destino. Hoje, vemos um bleisure diferente, em que o hóspede tem flexibilidade no seu trabalho, viaja a lazer, mas continua trabalhando no dia a dia. Com maior flexibilidade, o segmento voltará mais forte e diferente.
7- Novos meios de pagamento e criptomoedas
Para acompanhar as inovações monetárias trazidas pelas criptomoedas, muitos países já falam em criar moedas digitais. O próprio pix que chegou recentemente teve grande adoção e já mexeu profundamente com a indústria de pagamentos. Com o amadurecimento e diminuição da volatilidade das criptomoedas, é possível que vejamos a adoção em larga escala destes novos meios de pagamentos.
8- Acomodações alternativas
Ocorrerá o aumento de ofertas de acomodações alternativas nos canais de distribuição. A aceitação desta categoria de acomodação cresce desde as novas gerações até viajantes de negócios mais tradicionais. Você como hoteleiro não precisa ficar fora deste movimento, o canal Airbnb, por exemplo, dá espaço para que hotéis utilizem a plataforma e acesse um perfil de tráfego diferente das OTAs tradicionais.
9- Serviços contactless
O contactless será tendência que será amplificada em todos os pontos da viagem a começar com as inovações que serão trazidas pelas companhias aéreas. No caso do hotel, começará pelo check-in e se expandirá para toda uma gama de serviços como café da manhã e outras atividades. Atender as necessidades dos hóspedes que dão um peso maior a segurança será um diferencial.
10- Passaportes de vacinação
Os passaportes de vacinação já são uma realidade em muitos países da Europa. Eles vão variar de acordo com uma série de fatores como a origem, destino e tipos de vacinas. É importante ficar de olho na questão sanitária e de vacinação dos destinos de origem para que você tenha previsibilidade de demanda.
11- Marketing conversacional
O digital vai ganhar força, mas isso não significa que o atendimento direto perderá campo. Muito disso se dará por conta do marketing conversacional, que é uma estratégia usada por empresas que buscam diminuir seu ciclo de venda utilizando ferramentas inteligentes.
O marketing conversacional tem um alto grau de personalização, isso permite que você tenha um atendimento humanizado de alto padrão, imediato e com muita eficiência.
12- Novos mercados e tipos de consumidores
Já sabemos que as viagens domésticas por via terrestre são um novo segmento que parece ter vindo para ficar. Fique atento a novos comportamentos dos clientes, porque é muito provável que novos segmentos surgirão nestes próximos anos.
13- Gestão de custos e estrutura ociosa
A gestão de custos estará sempre presente na gestão hoteleira desse período, porque é o que garante a defensibilidade do hotel. Veremos mudanças nos planos tarifários de muitos empreendimentos: serviços que eram antes inclusos na tarifa serão vendidos separadamente, haverão mais ofertas de última hora, e espaços ociosos (como quartos de maior padrão), vão ser usados para ganhar competitividade no cenário concorrido que veremos.
14- Maior atenção para dados pessoais
om as leis de proteção de dados ganhando força, os dados dos hóspedes serão tratados com muito mais atenção. Os hotéis deverão ter suas políticas de privacidade para que os hóspedes saibam como os seus dados são tratados.
Privacidade por si só, é um tópico importante para o futuro e está sendo muito debatido agora, por esse motivo, é esperado que esse assunto traga mudanças neste futuro de curto prazo.
15- Gestão baseada em dados
Para os próximos anos, a gestão deverá ser muito baseada em dados para construção e melhoria de estratégias comerciais. A gestão hoteleira será muito mais baseada em análise de dados com ciclos consideravelmente menores de revisão. Isso acontecerá porque os dados históricos estão muito comprometidos neste período.
Nos canais digitais, especialmente, é possível mudar a estratégia com muita velocidade, por isso é extremamente importante já ter o domínio destes canais.
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(*) Crédito da capa: Rodrigo_SalomonHC/Pixabay