sexta-feira, 15/novembro
InícioMercadoAccor amplia foco em inclusão e acessibilidade para Olimpíadas de Paris

Accor amplia foco em inclusão e acessibilidade para Olimpíadas de Paris

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 têm sido um catalisador para melhorar o atendimento aos viajantes com deficiência na Accor. Hotéis e funcionários têm trabalhado para fazer da competição esportiva uma experiência positiva para todos. Segundo Sébastien Bazin, CEO global da rede, a empresa está desenvolvendo melhorias pautadas em acessibilidade e inclusão para elevar a estada dos hóspedes durante o evento.

Dessa forma, 380 hotéis da Accor já receberam ou estão em processo de receber a certificação Tourisme & Handicap. Emitida pelo governo francês, operacionalmente gerida pela Atout France desde 1º de maio de 2024, ela reconhece o compromisso dos estabelecimentos turísticos em garantir e melhorar a acessibilidade e a autonomia para todos os turistas. A iniciativa atende a quatro tipos de deficiência: auditiva, cognitiva, física e visual.

Mais da metade dos hotéis do grupo nas cidades-sede dos Jogos iniciaram o processo de certificação, demonstrando a dedicação das equipes, proprietários e parceiros na melhoria da acessibilidade. Em junho, a Accor, parceira oficial do evento esportivo, recebeu o Prêmio Ouro da Atout France pelo turismo acessível.


LEIA TAMBÉM


Os empreendimentos certificados pela Accor estão registrados na plataforma online Accès Libre, criada pelo governo francês, que lista a acessibilidade de todos os locais abertos ao público no país. A gigante francesa pretende expandir essa iniciativa para todos os seus hotéis em sua terra natal e levá-la para outras regiões do mundo, compartilhando as melhores práticas internacionalmente.

Expansão das Smart Rooms

Lançado em 2017, o conceito “Smart Room” da Accor foi criado com o objetivo de elevar os padrões de acessibilidade na indústria hoteleira e é implementado em aberturas e reformas de hotéis. As “Smart Rooms” incluem guarda-roupas adaptáveis, camas ajustáveis, cortinas e pias ajustáveis, além de portas deslizantes para o banheiro.

Cada detalhe foi projetado para atender aos padrões para pessoas com mobilidade reduzida, sem comprometer a estética ou a experiência sensorial. Todos os hotéis do grupo têm acesso a um catálogo de recursos para melhorar a acessibilidade dos quartos. O Pullman Paris Bercy, por exemplo, completou recentemente a reforma dos apartamentos, que agora incluem guarda-roupas retráteis e abertura automática de portas por meio de botão para hóspedes em cadeiras de rodas.

Além das reformas, a Accor aprimorou suas soluções digitais para facilitar o acesso de pessoas com deficiência antes, durante e após a estada. Para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o grupo distribuirá 1 mil controles remotos para atletas e viajantes com deficiência visual hospedados na vila dos atletas ou em hotéis da rede. Eles ativam sistemas padronizados, facilitando a locomoção segura para cegos e pessoas com deficiência visual.

A rede também implementou novas soluções digitais para melhorar a acessibilidade e repensar a experiência do cliente com deficiência antes da estada. Filtros foram adicionados à plataforma de reservas, destacando os quartos acessíveis disponíveis. Além disso, soluções como laços de indução auditiva na recepção e uma solução GPS dentro do hotel para guiar hóspedes com deficiência visual, já estão disponíveis em unidades como o Pullman Paris Bercy e o Sofitel Lyon Bellecour.

Além das soluções tecnológicas, o atendimento nos hotéis do Grupo foi reformulado para atender a todos os tipos de deficiência por meio de treinamento e conscientização. As equipes estão utilizando novos módulos de treinamento desenvolvidos com funcionários da Accor e atletas da “ALL Champions Family”. Esses cursos serão estendidos a outros países após os Jogos de Paris.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor