sábado, 21/setembro
InícioMice35º Encatho & Exprotel dá pontapé inicial em Florianópolis

35º Encatho & Exprotel dá pontapé inicial em Florianópolis

Foi aberta há pouco a 35ª edição do Encatho & Exprotel, encontro promovido pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina). A solenidade foi conduzida por Rui Schürmann, presidente da entidade, que recebeu diversos nomes do setor. O evento acontece até o dia 25 de julho no Centrosul, em Florianópolis.

Entre os presentes, estiveram Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação); Evandro Neiva, secretário de Turismo de Santa Catarina, entre outras autoridades ligadas ao setor.

Neste ano, o Encatho & Exprotel acontece sob o tema Indústria 5.0: Tecnologia, turismo e hotelaria, trazendo uma série de discussões sobre tendências, comportamento do mercado, além de apresentar novos produtos e soluções para o setor. “Preparamos as palestras com muito cuidado, para atender a todos os segmentos do trade turístico, que representa uma parcela significativa da hotelaria catarinense”, apontou Schürmann durante a abertura do evento.


LEIA TAMBÉM


“É um encontro para disseminar conhecimento, pensar em soluções para hotéis, restaurantes e bares, segmentos e equipamentos que são muito importantes para o setor como um todo”, complementou o presidente da ABIH-SC.

Fomentando o turismo

Durante a abertura do Encatho & Exprotel, Schürmann reforçou que as discussões promovidas pela hotelaria atraem investimentos para o setor e resultam em mais produtos hoteleiros. “Santa Catarina ainda tem uma hotelaria muito familiar. Mas sempre conseguimos oferecer uma experiência diferenciada, devido às discussões que promovemos e iniciativas que adotamos junto ao empresariado catarinense”, endossou.

Encatho & Exprotel - Rui_Schurmann
Presidente da ABIH-SC comemorou mais uma edição do evento

O executivo reforçou que a intenção do evento é buscar assuntos atuais e modernos. “‘Mas temos o mesmo objetivo de qualquer de qualquer hoteleiro: atrair demanda, principalmente quando falamos da região Sul, que tem uma oferta hoteleira menor”, concluiu Schürmann.

Complementando o raciocínio, Zena Becker, secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, ressaltou a importância do evento. “É um encontro de troca de ideias, de discussões sobre inovação e novas estratégias. Um de nossos principais desafios aqui é a falta da mão de obra, que precisa ser superada por meio de capacitações de profissionais”, destacou.

Por fim, Linhares, que comanda a ABIH Nacional, falou sobre a contribuição do Encatho & Exprotel para a hotelaria nacional. “É importante estarmos aqui reunidos nesse momento no qual a hotelaria brasileira começa a ser reconhecida como importante vetor da economia do país”, pontuou.

Durante seu discurso, o presidente da ABIH reconheceu o empenho da hotelaria catarinense na defesa de diversas causas importantes para o setor, como a manutenção do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). “É essa união que faz a diferença, e precisamos continuar trabalhando para conquistar novas vitórias. E elas continuarão vindo. Nosso setor é forte e não podemos perder isso de forma alguma”, finalizou o gestor.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News