domingo, 22/setembro
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47,5% dos hotéis de BH, Juiz de Fora e Uberlândia possuem iniciativas de redução da emissão de gases


Belo Horizonte, capital de Minas Gerais
(foto: divulgação / Pixabay)

Um estudo realizado pela Setur-MG (Secretaria de Turismo de Minas Gerais) elaborou um diagnóstico que mapeia as inclinações sustentáveis de empreendimentos em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia. Conforme informa a pesquisa, 47,5% dos estabelecimentos entrevistados possuem iniciativas para redução de emissão de gases, tais como o uso de placas solares, lâmpadas econômicas, sensores de presença, dentre outras.

O objetivo do estudo foi levantar indicadores e iniciativas de sustentabilidade dos empreendimentos nas cidades que receberão delegações durante os Jogos Olímpicos de 2016.


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De acordo com Rafael Oliveira, diretor de Pesquisa, Estatística e Informação Turística da Setur: "Os resultados apontam que há uma preocupação do setor em criar estratégias de sustentabilidade para a melhoria na prestação de serviços e aumento da competitividade tais como o consumo de produtos regionais que incentivam o desenvolvimento da economia local, mas que ainda podem ser aplicados em maior escala, como por exemplo a busca por certificações voluntárias de qualidade de prestação de serviço ou sustentabilidade ambiental".

Apenas 12,5% dos empreendimentos em Belo Horizonte possuem alguma certificação voluntária voltada para o meio ambiente, segundo a pesquisa. Em Juiz de Fora, que receberá a delegação do Canadá, 60% dos hotéis entrevistados afirmam divulgar medidas de sustentabilidade para o hóspede. Já em Uberlândia, anfitriã da equipe da Irlanda, metade dos entrevistados divulgam tais medidas.

Outro dado revelado pelo diagnóstico é que, nas três cidades, menos da metade dos estabelecimentos entrevistados utilizam as redes sociais como meio de comunicação. Na capital, apenas 49,4% possuem uma página no Facebook, 12% fazem parte do Instagram, 10,8% possuem perfil no Twitter e 8,4% tem um canal no Youtube.

Estes números também são semelhantes nas cidades do interior. Tanto em Uberlândia como em Juiz de Fora menos de 20% dos empreendimentos possuem perfis nas redes sociais. “Este é um ponto a ser melhorado, visto que o turista busca cada vez mais informações sobre os destinos, incluindo os meios de hospedagem, nas redes”, afirma Rafael.

Serviço
www.turismo.mg.gov.br