sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSHSMAI Insights5 dicas de vendas online para o setor hoteleiro

5 dicas de vendas online para o setor hoteleiro

vendas online - hmsai

“Digitalmente humano”, é assim que Miguel Diniz encara o futuro das relações de consumo. No terceiro Papo com o Especialista do HSMAI Insights, o gerente geral de Marketing e Vendas da Aviva aborda tendências de vendas online para o setor hoteleiro, bem como estratégias para alavancar a performance dos empreendimentos no ecossistema digital.

“Quanto mais tecnologia, mais conexões são criadas, mais informações geradas, mais opções disponíveis e mais dúvidas na cabeça do cliente. Por isso é importante cercar a estratégia de vendas online com ferramentas de relacionamento e assistência ao cliente”, elucida Diniz.

A força das vendas online podem ser traduzidas em alguns números relevantes, como as bem-sucedidas campanhas de Black Friday. A própria Aviva, por exemplo, faturou R$ 91,8 milhões este ano — número 53% superior frente a 2021. Um dos segredos do sucesso da empresa foi a realização de uma live commerce, gerando alto engajamento em redes sociais.


LEIA TAMBÉM


A seguir, o gerente listou cinco dicas de vendas online para hotéis se destacarem nos canais digitais:

vendas online - miguel diniz
Possibilidades são inúmeras, ressalta Diniz

1- Tenha uma estratégia conjunta de canais digitais e atendimento humano

Se você ainda não tem uma central de atendimento humano, busque alternativas (incluindo outsourcing) e implante, pois certamente não está explorando todo potencial de conversão.

“A hotelaria nunca irá competir em tecnologia e investimentos de mídia com os grandes distribuidores, no entanto, tem uma importante vantagem competitiva que é a especialização no produto e proximidade do hóspede”, pontua o executivo.

2- Elimine barreiras internas entre estes canais

A depender do indicador medido, o atendimento humano poderá ser um promotor ou detrator do seu canal online. Revise os incentivos e remunerações variáveis incluindo indicadores de performance conjunta, fazendo com que o atendimento humano incentive e ensine o cliente a reservar ou pagar de forma online.

3- Revise as ferramentas digitais que já possui

Todo dia nasce uma nova solução, mas nem sempre você já explorou tudo o que tem disponível. Revise a jornada de compra e busque entender como as ferramentas atuais podem suprir os gaps, adicionando camadas de intervenção humana.

“Como exemplo, um chatbot pode ser uma excelente solução para buscas simples de preço e disponibilidade quando seu cliente já conhece o produto, mas poderá ser ineficaz quando o hóspede te conhece pela primeira vez e procura soluções mais personalizadas”, acrescenta Diniz.

4- Construa uma base própria de clientes e mantenha a escuta ativa

Cuide da sua estratégia de captação e gestão da base de clientes. Invista no relacionamento com esta base, este pode ser o seu maior ativo. Torne-se relevante pelo conteúdo criado e não apenas campanhas promocionais. Ajuste o conteúdo sempre que necessário.

“Relacionamento neste caso não é a empresa no palco e o cliente na plateia, mas sim, empresa e clientes sentados juntos à mesa”, afirma o gerente.

5- Entenda as necessidades e invista na automação

Reconhecer comportamentos e ativar o cliente de acordo com estes padrões observados pode garantir previsibilidade de receita. Invista na gestão do dado e defina os gatilhos que mais fazem sentido para seu negócio. “A partir de ferramentas de automação, as possibilidades são inúmeras”, finaliza Diniz.

(*) Crédito da capa: Preis_King/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Aviva