Quando se fala em aumentar o lucro no segmento hoteleiro, a primeira coisa que vem à cabeça é atrair mais hóspedes, aumentando assim, a ocupação. Entretanto, se o índice de quartos reservados já é máximo, ou perto disso, prospectar mais clientes não é uma opção. Então, quais outras estratégias podem ser implementadas para elevar a receita dos empreendimentos?
A Pmweb, empresa focada em serviços e tecnologia para marketing e CRM, atua há 24 anos no mercado hoteleiro com a missão de aumentar os índices de vendas com base no relacionamento com o cliente. Buscando oferecer novas alternativas de lucro no setor, a companhia listou dicas de como crescer em faturamento, mas sem captar mais hóspedes.
Dicas para aumentar o lucro dos hotéis
1) Foque em aumentar as vendas diretas
Boa parte do lucro não está apenas em aumentar as vendas e sim, fazer vendas com maior margem. Foque em estratégias para aumentar a venda direta, reduzindo custos e comissões com intermediários. Ter um e-commerce hoteleiro eficiente, com um motor de reservas fácil e intuitivo auxilia na conversão direta do seu negócio. Assim você otimiza as vendas que já possui, vendendo pelo canal mais lucrativo.
2) Trabalhe o relacionamento para o hóspede retornar
Fidelizar um cliente pode ser até 10 vezes mais barato do que conquistar um novo. Foque em estratégias de CRM para estreitar o relacionamento e fazer o hóspede retornar. Pode parecer difícil se comunicar com cada um, ainda mais de forma personalizada e que faça sentido individualmente, mas através de campanhas de marketing automatizadas é possível estar sempre em contato, criando relação e recompra.
3) Aumente o ticket médio com extras e experiências
Pense em estratégias para aumentar o ticket de quem já está se hospedando. Lembre-se que a hospedagem vai muito além da diária. Ofereça experiências e extras, já no momento da reserva, diretamente integrado ao seu e-commerce, como jantar romântico, day spa, souvenirs, entre outros. Assim, você melhora ainda mais a experiência do cliente e incrementa seu lucro.
4) Utilize soluções completas e integradas
Escolha soluções completas de gestão hoteleira incluindo PMS, e-commerce e CRM reduzindo tempo de implantação, independência de intermediários, gastos com comissão e aumentando as margens de lucro. Parte da geração de receita está em um olhar para dentro da sua operação, entendendo como otimizar os resultados e trazer mais margem. Na integração entre o PMS Totvs com Pmweb Lets Book e Pmweb CRM, as tarifas e reservas passam a fluir direto no sistema proprietário, sem depender da gestão de outras plataformas.
5) Tenha controle da sua distribuição
Gerencie de forma integrada e completa suas vendas em um único lugar. Desde as vendas do site, central de reservas, parceiros, revendedores, influenciadores, entre outros. Todos que estão na sua operação de vendas e mesmo parceiros externos, podem incentivar reservas no seu e-commerce, de forma prática, segura e 100% mensurável.
Gostou das dicas e quer saber ainda mais estratégias? Veja também o texto: 5 barreiras que estão impedindo seu hotel de vender mais e assista o vídeo case do Casa Hotéis, para saber como eles atingiram 70% das vendas diretas através das soluções, estratégias e tecnologias da Pmweb!
(*) Crédito da capa: nattanan23/Pixabay