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5 prioridades do marketing hoteleiro para o viajante moderno

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Após muitos desafios e turbulências, o ano de 2022 mostrou fortes sinais de recuperação da hotelaria. Agora, em 2023, o momento é de reajuste de estratégias no marketing hoteleiro e adaptação às mudanças do comportamento dos viajantes de forma que os meios de hospedagem consigam maximizar seus lucros e prosperar diante da concorrência.

A pedido do Hotelier News, Paula Carreirão, Content Marketing Specialist da Cloudbeds, apontou cinco prioridades fundamentais para o marketing hoteleiro para gerar mais reservas. Além disso, a executiva elencou algumas dicas de como aplicar cada umas delas.

Prioridades e dicas

1. Fortaleça seu perfil no Google


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Com mais de 90% do mercado de busca do mundo, ninguém pode se dar ao luxo de ignorar o potencial do Google para seus negócios. Com ferramentas focadas no setor, como o Google Free Booking Links (links gratuitos), Google Hotel Search e Google Hotel Ads, o Google se tornou um ator importante no jogo pela busca por hóspede. Além disso, sua expansão para o setor de turismo mudou a forma como os viajantes procuram e reservam suas viagens. Em resumo: quem não aparece no Google, perde reservas.

Dica: para garantir sua visibilidade, os hotéis devem reividicar, otimizar e atualizar periodicamente (inclusive fotos) seus perfis no Google Meu Negócio. Também é muito importante ter um parceiro oficial de conectividade do Google para que os viajantes possam facilmente reservar diretamente com a propriedade. Com essas ações, o Google pode se tornar um canal relevante para reservas diretas.

2. Colete dados

O marketing digital atual depende muito dos dados coletados por provedores de dados abertos, que compartilham informações dos usuários, seus comportamentos, interesses e hábitos de navegação. No entanto, a privacidade dos usuários está cada vez mais valorizada e limitações a dados de terceiros têm crescido. Por isso, coletar dados primários é fundamental para uma estratégia bem sucedida, que envolva a criação de anúncios direcionados e listas de remarketing. É imperativo que se comece a investir em maneiras próprias de coletar dados o mais rápido possível.

Dica: a tecnologia é uma grande aliada na missão de coletar dados sobre o público-alvo. Use um motor de reservas e uma solução para engajamento de hóspede para coletar informações, utilizando, por exemplo, o registro digital de cartões e pesquisas pós-hospedagem. Colete as informações certas, como dados de contato e preferências, e elabore ações de marketing específicas para o seu público para aumentar sua conversão de reservas.

3. Invista em anúncios em multiplataformas

Pesquisas online já fazem parte do processo de tomada de decisão dos consumidores. No turismo, não é diferente. Antes de efetuar uma compra, os viajantes visitam diversos sites para procurar e reservar sua próxima viagem. Por isso, deve-se investir em anúncios em diferentes plataformas para ganhar vantagem competitiva, criar e fortalecer a marca e garantir reservas diretas.

Dica: inclua na sua estratégia de marketing campanhas em sites de metabusca, mecanismos de busca e redes sociais. Maximize o alcance e a visibilidade da sua propriedade estando presente onde seu público-alvo está. Caso investir em anúncios seja fora da sua zona de conforto, terceirize esse serviço para garantir o maior retorno do investimento.

marketing hoteleiro - conteúdo Cloudbeds - capa4. Automatize seu e-mail marketing

Além de ser um dos meios de comunicação mais eficiente, o ROI (retorno de investimento) do email marketing é alto. Apesar de exigir tempo e esforço, o email marketing pode ser automatizado. A automação de email ajuda os meios de hospedagem a escalar suas ações e fortalecer suas relações com os hóspedes.

Dica: agende e-mails para alcançar seus hóspedes em todas as etapas da jornada, desde a confirmação de reserva até após o check-out. Customize os e-mails de acordo com cada segmentação de hóspede para oferecer conteúdos ou descontos específicos, aumentando sua taxa de conversão.

5. Otimize para dispositivos móveis

Fazemos tudo pelo celular: pedimos comida, agendamos consultas, pagamos contas. Portanto, não é surpresa que o número de reservas online feitas em dispositivos móveis está crescendo e é esperado que essa tendência continue nos próximos anos. Portanto, seu site, emails e motor de reservas devem ser otimizados para atender os usuários neste tipo de dispositivo.

Dica: desenvolva seu site adaptado para o tamanho de tela do celular para garantir que seus hóspedes tenham um boa experiência quando navegarem pelo seu site. A otimização é fundamental para a conversão de reservas e a experiência do hóspede. Além disso, a adaptação a tela menores é um dos fatores para uma melhor posição nos resultados de busca online. O desenvolvimento de um site otimizado é uma ação complexa e, muitas vezes, cara, mas vale o investimento.

Adapte e conquiste

Existem muitas ações possíveis no marketing hoteleiro digital e cada hotel tem suas particularidades. Entretanto, essas cinco prioridades podem ajudar muito na conversão de reservas e na experiência do viajante. Elabore uma estratégia de marketing considerando seus recursos e não esqueça de adaptar suas ações conforme a demanda e comportamento dos seus hóspedes.

(*) Crédito das foto: Divulgação/Cloudbeds