sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercado60% das empresas brasileiras não atingem meta de vendas em 2021

60% das empresas brasileiras não atingem meta de vendas em 2021

De acordo com a pesquisa Panorama de Vendas, realizada pela RD Station em parceria com a TOTVS, Rock Content e The News, 60% das empresas brasileiras não bateram meta de vendas em 2021. O levantamento coletou 1,6 mil respostas de empresas em diferentes segmentos, de 4 a 20 de abril deste ano.

Com as empresas não atingindo as metas, o setor de viagens pode ser afetado. Isso porque, se as companhias não atingem os resultados esperados, isso pode resultar na diminuição de viagens, voltando a frear a demanda corporativa, que tem se recuperado de forma gradual. O cenário também implicaria na ocupação hoteleira, visto que muitos empreendimentos possuem perfil corporativo.

Mesmo que o ano passado tenha sido desafiador para a maioria das empresas devido às consequências impostas pela pandemia, o número é um alerta. “O grande ponto é que o fato de não bater as metas é decorrente de mau planejamento. Se a empresa tem bom planejamento, mesmo em cenário desafiador, ela tem metas que consideram o contexto, cenário, histórico e capacidade de entrega”, afirma Luis Lourenço, diretor da RD Station, em entrevista ao Correio Braziliense.


LEIA TAMBÉM


Ele destaca ainda que os profissionais de vendas têm deixado de lado esses aspectos, visto que 54% das empresas ainda não usam ferramentas para gerenciar o relacionamento com o cliente. Como não existe uma base para acompanhar as movimentações, é difícil pensar em novas estratégias, o que pode influenciar nos resultados dos anos seguintes.

Expectativas

Apesar dos números não favoráveis, os empreendedores estão otimistas: 67% projetam crescimento de 10% a 50% em 2022, o que pode ser explicado pela recuperação econômica. Por outro lado, embora 94% dos profissionais da área de vendas concordem que os resultados dependem de um processo bem estruturado, apenas 31% das empresas dizem ter um plano previsível, escalável e sustentável.

“Há uma questão de natureza humana de esforço e recompensa, que muitas vezes não é imediata, vem de longo prazo”, pontua André Siqueira, especialista em Marketing Digital e cofundador da RD Station.

“Mesmo com otimismo, é necessário ajustar processos, planejamentos, entender de fato por que é 10% ou 50%, quais são os fundamentos que vão levar a isso e o que vou fazer na prática para chegar a esse número”, complementa Lourenço.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay