sábado, 21/setembro
InícioMice7º Expo Fórum Visite São Paulo: confira cobertura do evento

7º Expo Fórum Visite São Paulo: confira cobertura do evento

7º Expo Fórum Visite São Paulo: turismo se une para reerguer Rio Grande do Sul

Para encerrar a programação de palestras do 7º Expo Fórum Visite São Paulo,  promovido pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), foi a vez de Carlos Prado, co-fundador do Supera Turismo – Rio Grande do Sul, apresentar o movimento de apoio ao Rio Grande do Sul ao trade paulista.

Expo Fórum Visite São Paulo - Supera_Turismo
Prado reforçou importância da iniciativa

“Durante a pandemia, criamos o Supera Turismo Brasil, que naquele momento tinha intenção de falar sobre protocolos para lidar com aquela situação. Agora, em 2024, estamos nos mobilizando para ajudar o Rio Grande do Sul, que precisa da nossa solidariedade, união, mobilização e apoio”, destacou Prado.


LEIA TAMBÉM


“A iniciativa contempla parcerias com personagens importantes, como influencers e cantores, entre outras personalidades, para divulgar o destino e atrair o turista de volta ao estado”, comentou.

Desafios

Durante a apresentação, Prado apontou que, entre os maiores desafios do turismo, estão a recuperação do fluxo e da economia das empresas ligadas ao setor no Rio Grande do Sul. “Nossa estimativa é que essa iniciativa dure cerca de oito meses, contribuindo para que o turismo se recupere”, finalizou o executivo.


O que esperar do comportamento do consumidor?

A 7ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, promovido pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), teve continuidade com uma palestra comandada por Sabrina Deweik, proprietária da Sabrina Deweik Think Forward, com o tema Tendências e Novos Comportamentos do Consumidor: Turismo, Viagens e Eventos.

A executiva iniciou a apresentação afirmando que, quando se fala de futuro, é inevitável falar da pandemia de Covid-19, que acelerou a chegada de tendências que, em um cenário normal, só aconteceria dentro de uma década, muito possivelmente. “Não precisamos de outra pandemia para ter alguns aprendizados. Isso porque estávamos em uma velocidade exponencial de mudanças, creditadas principalmente à tecnologia. Por conta disso, tivemos o turismo de revanche, com as pessoas querendo conhecer novos lugares”, destacou a executiva durante sua fala inicial no Expo Fórum Visite São Paulo.

Durante o painel, Sabrina também falou sobre o boom da IA (Inteligência Artificial) generativa. “Se 2023 foi o ano do hype desse recurso, 2024 está sendo o ano da aplicação. Esse é um fator que vai ditar muito o rumo do turismo. Em relação ao comportamento do consumidor, fatores como as mudanças climáticas estão influenciando diretamente na decisão de compra do consumidor”, ressaltou.

O que vem pela frente?

Durante sua explanação, Sabrina reforçou que as mudanças tecnológicas e demográficas deverão influenciar diretamente a maneira de pensar o turismo. “Por exemplo, a partir de 2039, haverá mais pessoas idosas do que crianças no Brasil. À primeira vista, pode parecer uma projeção a longo prazo, mas o tempo passa muito rápido, e isso traz insights importantes para o setor sobre como atender às expectativas de um público mais maduro”, explicou.

“Trazendo a discussão para o cenário atual, 72% da geração Z está reduzindo o gasto em outras áreas da vida para priorizar as viagens em 2024. Esse é um público que espera soluções, não produtos. Aliado a isso, temos as viagens sustentáveis, que estão ganhando cada vez mais espaço na decisão de compra dos viajantes. Hoje, 64% deles acreditam que elas são importantes”, endossou Sabrina.

No recorte brasileiro, 71% dos viajantes priorizam opções ecológicas, segundo dados apresentados por Sabrina, acrescentando que, hoje, o consumidor quer cada vez mais personalização em sua experiência de viagem. “O bleisure é uma grande tendência neste sentido. As pessoas não querem mais uma viagem só de negócios ou só de lazer, mas buscam opções que atendam às duas demandas ao mesmo tempo, e isso vem sendo um divisor de águas no setor. Apesar de todas as inovações, o futuro será conduzido pelas pessoas, sempre”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News